terça-feira, 11 de novembro de 2008

FUNCIONALISMO PÚBLICO

A foto acima aparentemente não tem relação nenhuma com o tema deste post. Olhe de novo. Agora pense: quantos funcionários públicos municipais há em Poços de Caldas? Alguns milhares? Pois é. Será que nenhum deles passou pela Praça Dom Pedro II ("Praça dos Macacos") nas últimas 24 horas? Digo 24 horas pois foi ontem (10/11) que vi este absurdo: na ponte que há na praça, junto à Rua Santa Catarina, falta uma haste completa do guarda-corpo, deixando espaço suficiente para que uma criança caia no rio. Pode acontecer com seu filho, com o filho de um funcionário, com qualquer um que descuide por um mísero segundo.

O que eu espero -e acho que toda a população da cidade espera- daqueles que ganham a vida trabalhando justamente para a cidade, é atitude. Todo funcionário público deve ser responsável, no bom sentido, por tudo o que ocorre na cidade. Não dá mais para imaginar que um servidor de uma área não ligada diretamente às obras ou manutenção ache que um caso como o da ponte não é problema dele. Não adianta ter um prefeito ou um secretário engajado com as grandes questões sociais, se lá na frente, por exemplo, o jardineiro -que hoje cuidava das plantas na praça- veja esta situação e pense que não é problema dele. Talvez ele nem tenha notado o problema, mas os tempos atuais não admitem mais este tipo de visão fechada. Seja o humilde jardineiro, seja o chefe de gabinete, qualquer um é "titular" do assunto.

Vou continuar sonhando com um funcionalismo "pró-ativo", aquele que realmente "veste a camisa" da cidade, que está atento a todos os problemas ao seu redor e que, principalmente, tome providências. Que prevê que ali na ponte pode haver um acidente grave. Que esteja sempre além do que apenas sua descrição de cargo indica. E que faça de um simples telefonema uma atitude de respeito por sua própria cidade.

Eu fiz minha parte: liguei no 0800-2869-100, número do "Fale Cidadão", fui atendido pelo Fernando, que me passou o telefone da Secretaria de Obras (3697-2093). Lá falei com a Taís, que disse que ia encaminhar o assunto. Também passei a informação por email. Vamos ver quanto tempo demora o serviço.
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