terça-feira, 2 de dezembro de 2008

TENDE PIEDADE DE NÓS!

Ontem subi a serra até o Cristo para fazer algumas fotos da cidade. Impossível não se impressionar negativamente com o que vem sendo feito ali: a construção, (foto 1), às costas do monumento, um “caixote” esquisito, que não faz o menor sentido. Segundo informações serão banheiros, mas não há qualquer placa indicando o que é a obra ou engenheiro/arquiteto responsável, valor investido, prazo de execução. Somente uma plaquinha precária do construtor.

Não sou arquiteto nem urbanista, mas me considero um sujeito com razoável bom gosto para certas coisas, e aquela obra tem tudo para se tornar um emblema. Para piorar, a futura caixa d´água que será instalada já se encontra por lá, e não poderia ser um modelo mais "fabril" (foto 2).

Ora, Poços é uma cidade histórica, com dezenas de locais de elevado interesse nesta área, e certamente o Cristo é um dos mais importantes, atraindo mais turistas que a "feirinha da Praça dos Macacos", esta recentemente guindada por autoridade local à condição de "maior atração da cidade". Na minha modesta opinião, o Cristo é um interessante contraponto com a jogatina que havia antigamente na cidade. É o próprio -e atualíssimo- conflito entre a religião e o jogo.
.
Não sei que critérios arquitetônicos foram usados para projetar o tal “banheirão”, que ainda contará com uma rampa para acessar sua cobertura, servindo de mirante para o vale oposto à cidade. Se a construção fica junto à base do Cristo, seria sensato que pelo menos “combinassem” estilos. Pelo jeito vai ser algo “modernoso”, tal como aqueles curiosos postes azuis da Rua Assis.

Assim, a cidade vai perdendo qualquer resquício de identidade visual, tornando-se uma espécie de “apanhado eclético de tendências”, ou seja, sem estilo algum. Se a questão era economia, poderia ter sido proposto um concurso, por exemplo, entre estudantes de arquitetura em nível nacional, escolhendo o melhor projeto. Certamente teria superado a "caixa de sapato" que está sendo construída.

A área ao redor do Cristo, que um dia já abrigou até mesmo um Restaurante Panorâmico, hoje encontra-se em situação triste. O restaurante virou um “aquário” (foto 3), cujas atrações apregoadas são -acredite- peixes vivos! Incrível! Uma faixa informando sobre a presença de tubarões ali parece ter sido alvo, há tempos, de um violento ataque destes bichos (foto 4). Tudo naquela área está meio quebrado, encardido, faltando pedaço. Uma pena.

Em 28/05/2006, o site da prefeitura publicou o seguinte: “A Prefeitura iniciou estudos para melhorar as áreas de embarque do teleférico. A construção de banheiros públicos e o aproveitamento de uma área coberta, já existente e sem uso, para descanso do turista, também foram avaliadas". Prestou atenção ao ano? 2006.
Ainda do site da prefeitura, em 19/12/2007, “o governo de Minas Gerais liberou R$ 120 mil para a reforma de dois banheiros na estação Cristo do Teleférico de Poços de Caldas”. Notou o valor?

O mesmo site oficial informou, em 20/08/2008, que “dentro das comemorações dos 50 anos do Cristo, serão feitas reformas na estação do teleférico, construção de banheiros e manutenção das torres e cabines. O prefeito já autorizou a liberação de recursos e em breve serão iniciadas as obras”. Os "50 anos" estão acabando.

Pois é. Chegou mais um final de ano e os turistas, que tantas receitas nos trazem, irão deparar com a situação que você vê nas fotos acima. Lamentável. Toda aquela área, um patrimônio belíssimo, tão deteriorado. Como outros que há na cidade. Não pense que os visitanteas não percebem.
.

Um comentário: