Começa hoje o pagamento do IPVA 2009 em Minas. Se você tem carro, moto, avião, barco ou qualquer outro "veículo automotor", tem que pagar. Não esqueça que também há o DPVAT, conhecido como "seguro obrigatório", variável conforme o tipo de veículo, e a taxa de licenciamento, ideia pioneira que aqui ficou famosa como "taxa do Itamar", e que acabou copiada em outros estados.
Falando em copiar outros estados, Minas concede modesto desconto àqueles que se prontificarem em dar seu quinhão pagando o IPVA à vista: somente 3%. Modesto pois boa parte dos estados consultados oferecem desconto de 5% (caso de RS, SC, PR, ES ou MT) ou 10% (BA, MS, AM, CE ou RJ).
Se você optar pelo parcelamento, além de não ter o desconto, saiba que os pagamentos não vencem de 30 em 30 dias. Por exemplo, quem tem placa final 0 (zero) paga a primeira parcela dia 30/01, a segunda no dia 27/2 e a terceira no dia 27/3. Assim, o governo ganha alguns dias no recebimento.
Outro ponto que prejudica consideravelmente o contribuinte é a "base de cálculo" aplicada ao veículo. Por exemplo, um Mitsubishi Pajero ano 2006, modelo 2007 está "avaliado" em 81 mil reais, gerando um imposto de R$ 3.200. Se "de tabela" o carro vale tanto, no mercado a oferta não passa de R$ 65 mil, ou seja, a realidade é diferente do anúncio de jornal.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário