segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

RENOVIAS: BOA DE ESTRADA, RUIM DE GUIA

Elaborar um guia com a pretensão de “turístico” requer muitas coisas, mas penso que o mínimo é ir aos lugares apresentados.

Neste final de semana peguei o “Renoguia Especial”, distribuído em outubro passado pela Renovias (concessionária das rodovias que ligam Campinas ao Sul de Minas) em algumas praças de pedágio no caminho entre São Paulo e Poços de Caldas. O objetivo era começar a conhecer melhor o chamado “Circuito Turístico Caminhos Gerais”.

Como não queria rodar muito, optei por seguir até Bandeira do Sul, vizinha de Poços de Caldas. As dicas eram “interessantes”, reproduzidas do guia: “Visite -Igreja Nossa Senhora de Aparecida / Cachoeira do Ribeirão Marambaia, localizada na área rural da cidade / Cachoeira do Rio Pardo, área rural da cidade acesso rodoviário (BR 267) / Capela Santa Rita de Cássia, situada no bairro São Miguel Pequeno”.

Pois bem. Chegando em Bandeira do Sul, o cenário é desolador. Não há uma placa sequer indicando qualquer dos “atrativos turísticos”. A igreja Nossa Senhora de Aparecida estava fechada. O telefone para informações publicado no guia não atendeu. E “área rural” numa cidade com menos de 5 mil habitantes é praticamente a área total do município. Ou seja, nada de "achar" cachoeiras...

As placas na entrada da cidade são indicativos fortes de que quase nada é feito em prol do turismo. No "portal", as boas-vindas datam da gestão de 1993/1996, ou seja, em 13 anos ninguém foi capaz de -ao menos- “atualizar” a placa.

Fora isso, outra "bola fora" da Renovias é indicar acessos pela BR 267, uma pista que sequer merece ser chamada de estrada, dado o impressionante número de crateras, buracos e valas. Estes buracos me fizerem entender a existência em Bandeira do Sul de um bairro chamado “Panelão”: só pode ser por causa das “panelas” na pista...

Fica aqui um alerta: antes de sair para uma furada dessas, informe-se com amigos ou conhecidos. Se você confiar apenas no conteúdo do guia -claramente “colado” do site da cidade, no caso de Bandeira do Sul- pode se dar mal e transformar lazer em aborrecimento. Como aconteceu comigo, ao seguir a recomendação do Renoguia: "Não deixe de visitar e bom passeio!"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário