terça-feira, 3 de março de 2009

WASHINGTON OU "UÓCHINTON"?

Texto publicado no site da Câmara Municipal de Poços de Caldas, em 27/2:
.
"O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) encaminhou nesta semana uma indicação às Secretarias de Planejamento e Defesa Social pedindo que sejam feitos estudos para implantação de um trevo na avenida Venceslau Brás, nas proximidades do Supermercado San Michel e entrada do Frigorífico Tamoyo".
.
Sem considerar a boa iniciativa do vereador e o fato de que o texto oficial cita duas empresas privadas -o que é estranho e deve ser evitado, mesmo como "ponto referência"- um detalhe importantíssimo chama a atenção: a grafia do nome do presidente.
.
De acordo com o site da Presidência da República, Wenceslau Braz Pereira Gomes, advogado, foi presidente do Brasil no período 1914-1918, assumindo o governo aos 46 anos. Nasceu na cidade hoje denominada Brasópolis-MG, em 1868, falecendo em 1966, em Itajubá, MG.
.
Assim, fico com a "versão oficial": o nome do presidente é Wenceslau Braz, e não "Venceslau Brás". Que, por sinal, consta grafado corretamente na lista telefônica de Poços de Caldas...
.
.
Atualizando: em 4/3 o texto estava parcialmente corrigido: Wenceslau com "W", mas Braz ainda estava grafado "Brás".
.

Um comentário:

  1. Uma boa desculpa seria que, já que a letra "W" é composta por duas letras "V", o nobre edil tenha economizado na grafia, nesses tempos de crise. Mesmo porque com V ou com W, o nome soaria igual, deve ter pensado também!!

    ResponderExcluir