segunda-feira, 27 de abril de 2009

DE OLHO NA CÂMARA!

O mundo em crise, a saúde na cidade debilitada (inclusive a financeira), funcionalismo ameaçando greve, vereadora tomando chá de cadeira na Policlínica por falta de médicos, buracos e outros quitutes a encher o prato da falta de dinheiro, e eis que surge a mais nova promessa de polêmica em Poços de Caldas: o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcus Togni, articula a contratação de um projeto, para futuro e eventual prédio da Câmara no também futuro e eventual Paço Municipal, de ninguém menos que Oscar Niemeyer. É o que mostra notícia publicada no site da Câmara em 24/4.
.
De acordo com a reportagem, "o vereador, esteve no Rio de Janeiro para uma reunião com Oscar Niemeyer. O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi retomar as discussões sobre a construção do Paço Municipal e a possibilidade do projeto arquitetônico da nova sede da Câmara ser desenvolvido pelo arquiteto". Justificativa do vereador: “É um homem de renome, conhecido mundialmente pela sua capacidade e sua obra seria um monumento, uma referência de visita e um ponto turístico da cidade. Isso já havia sido discutido na última legislatura e os vereadores atuais me autorizaram a ir até lá buscar informações sobre o valor que ele cobraria pelo seu trabalho, ou seja, o orçamento do projeto”, explicou, afirmando ainda que "o espaço da Câmara atual já não corresponde mais aos anseios e se ainda tivermos que suportar, por decisão do Congresso, outros cinco vereadores não teremos espaço nem para eles nem para os assessores". Se você leitor não lembra, acabamos de gastar cerca de R$ 400 mil na reforma da Câmara. Que não atende aos "anseios".
.
Num exercício de futurologia, o presidente Togni ainda vaticina: "Tenho certeza que daqui 50 anos iremos nos orgulhar de uma Câmara com a assinatura do Oscar Niemeyer, cujo trabalho o mundo todo reconhece e o considera um dos 10 gênios da humanidade do século passado. Por isso sempre defendi esta bandeira”, completou. Eu modestamente defendo a bandeira da economia. Gostaria de ver, por exemplo, Suas Excelências cobrando a prestação de contas do carnaval 2009. Outra coisa: daqui 50 anos provavelmente não vou me orgulhar de nada, pois não tenho esperanças de viver tanto tempo, mas se for para ter orgulho de alguma coisa é de ter escolhido uma cidade que cuidou efetivamente daqueles que precisam.
.
Sou contra este "projeto". Cuidamos mal do patrimônio que temos, e não temos dinheiro para bancá-lo. Eu acredito quando o prefeito -que é da mesma fileira partidária do presidente da Câmara- fala que a coisa está feia. E mesmo que fosse presente de Niemeyer seria um projeto caro, pois as obras dele em geral são de execução complicada. Vamos gastar dinheiro em saúde, que é sim o grande anseio da população. E deixemos Niemeyer em paz, pois apesar dos seus mais de 100 anos, vai bem de saúde. Poços não.
.

2 comentários:

  1. o poost de hoje deveria ser em homenagem a nossa grande veterana que conseguiu o seu acesso lecando Poços de Caldas novamente pra vitrine do futebol mineiro, divulgando a cidade

    ResponderExcluir
  2. Prezado "Anônimo",
    estava preparando a postagem sobre a Caldense. Já está no ar! Mas nem tudo é festa, e temos que estar atentos aos gastos "oficiais" enquanto ainda são projetos.
    Grande abraço.

    Rubens Caruso Jr.

    ResponderExcluir