Imagine-se trabalhando em uma grande empresa, ocupando um cargo de elevada importância. Você precisa viajar frequentemente a serviço, atendendo os interesses da firma, e, para tanto, o presidente desta companhia autoriza você a emitir suas passagens aéreas, sem que exista, por parte do controladoria desta mesma organização, fiscalização firme sobre as emissões, ou se foi você mesmo o passageiro, um parente, amigo, ou mesmo para fazer um favor a um terceiro.
.
Pois é. Agora imagine que esta empresa é o Congresso Nacional, os interesses dela na verdade são os da Nação, o presidente da companhia é o povo, representado pelo presidente da Câmara e, a fiscalizar, os próprios deputados. Se na empresa privada já seria inaceitável, com o dinheiro público é muito pior. Este é o mais recente escândalo envolvendo o Poder Legislativo a ocupar a mídia nacional.
.
De acordo com o site http://www.congressoemfoco.ig.br/, cuja consulta pemanente recomendo, nada menos que "1.883 voos internacionais foram pagos com a cota de passagens aéreas dos deputados no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008, com base em registros fornecidos pelas companhias aéreas. O dado mais surpreendente da pesquisa é o número de parlamentares que utilizaram sua cota para pagar voos ao exterior. No período citado, 261 deputados – ou seja, 51% do total de 513 – fizeram isso, boa parte deles viajando em companhia de cônjuges ou familiares".
.
Nem mesmo nosso deputado federal Geraldo Thadeu escapou do olhar do citado site. Segundo consta na lista ali publicada, o deputado seria o signatário de oito bilhetes aéreos para viagens ao exterior -nenhum apontando seu próprio nome como passageiro, mas em favor de terceiros, como segue: Andrea Marques, Guarulhos - Frankfurt, emitida em 20/08/2008; Angela Maria de Oliveira, Guarulhos - Bueno Aires - Guarulhos, em 19/03/2008; Antonio Salgado Neto, Guarulhos - Frankfurt, em 25/08/2008; Miguel Guidicissi, Guarulhos - Frankfurt, em 25/08/2008; Ursula Favale, Guarulhos - Frankfurt, em 20/08/2008; Zelia Adriana Santos, Guarulhos - Madrid - Guarulhos, em 02/06/2008.
Confira a lista em: http://congressoemfoco.ig.com.br/upload/congresso/arquivo/VoosInternacionais_Alfabetica4.pdf
.
Em entrevista publicada hoje no Jornal de Poços, "o deputado comenta que é grande o número de pessoas que pedem por passagens. Desde vereadores, secretários de outras prefeituras, até pessoas com deficiências e sem condições de locomoção, além dos assessores que precisam viajar. 'Volta e meia nós temos pedidos para concedermos passagens', afirma".
.
Poços de Caldas deve todo respeito ao deputado Geraldo Thadeu, especialmente pelo trabalho como prefeito e sua luta em prol dos pacientes hepáticos, mas seria bom se ele esclarecesse o assunto ao seu eleitorado. Afinal, estamos falando de dinheiro público, que deve ser sempre revertido ao interesse coletivo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário