domingo, 3 de maio de 2009

RESTAURANTE "PAVORÂMICO"

Esta imagem é de um cartão-postal do meu acervo particular. Mostra o antigo "Restaurante Panorâmico", ao lado da estação do teleférico, no alto da Serra de São Domingos, em meados dos anos 1970.

Em Poços há muitos "restaurantes perdidos", entre eles o do Véu das Noivas, outro junto ao dique da Represa Bortolan, mais um na Cascata das Antas, que virou um espaço do DME. O da Saturnino de Brito vem passando por extensa reforma.

O resturante da foto foi transformado, por obra e graça de mentes iluminadas, num mal-ajambrado aquário, apresentando até mesmo incríveis "tubarões vivos", como afirma uma plaqueta à entrada do local; incrível mesmo se fossem "tubarões mortos"... Um aquário não faz o menor sentido diante do perfil da cidade, além do prédio estar em más condições visuais -característica da quase totalidade dos pontos históricos, turísticos e culturais de Poços de Caldas: ou estão feios ou mal cuidados. Quase sempre, ambos.

O tal aquário, que substituiu o Restaurante Panorâmico merece, portanto, o nome de "Pavorâmico". Que tal fazer daquele ponto um local efetivamente interessante para a comunidade e os turistas?
.

Um comentário:

  1. Olá Rubens, não poderia nunca deixar de comentar sobre o Restaurante Pavorâmico... Das boas recordações que tenho da minha infância é que meu pai, que também se chamava Rubens, tinha costume de me levar sempre nos pontos turísticos da cidada e sempre que iamos ao cristo era de bondinho, e sempre tomava-mos uma boa banana split lá... bons tempos...

    O lugar com certeza era um dos mais belos e o retaurante funcionava mesmo, vivia lotado de turistas, agora o Restaurante Pavorâmico hehehehe é terrível mesmo... como um grande defensor da nossa serra, sei que existe um projeto para transformar a serra em um parque, mas que nunca saiu do papel, outro dia uns colegas que praticam o voo livre estvam comentando sobre as condições da serra, que hoje virou um grande atrativo para ladrões, e casais que utilizam a serra como motel, colocando a propria segurança em riscos, pois fiquei sabendo que vários assaltos seguidos de estupro ocorreram lá.

    Me inveja o Parque da Serra Do Ibitipoca, que é totalmente controlado, com regras que impedem o visitante de fazer fogueiras, o que previne os incendios, e ainda tem um grande retorno financeiro com a cobrança pelas visitas...

    Vamos criar uma associação dos amigos da Serra de São Domingos, e lutar pelo futuro dos nossos filhos!!!

    Abração.

    Luciano Boca.

    ResponderExcluir