Notícia do site UOL, no dia 24/3:
.
"Chile descarta projeto de Niemeyer para centro cultural em Valparaíso
.
SANTIAGO DO CHILE, 24 MAR (ANSA) -Um grupo de jovens arquitetos ganhou um concurso para a revitalização de um parque cultural em Valparaíso, no Chile, em um processo que teve a participação do brasileiro Oscar Niemeyer, cujo projeto foi recusado por não se ajustar à cidade.
.
No local funcionava, até abril de 1999, uma prisão e depois foi transformado em um parque cultural. Em uma primeira etapa, Niemeyer havia doado um projeto de reestruturação para o parque, mesmo sem conhecer a cidade. Porém, a comunidade de Valparaíso rejeitou a proposta por considerar que não se ajustava ao cenário local, a 140 quilômetros a oeste de Santiago e tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
.
A proposta vencedora, selecionada entre 114 projetos, consiste em fazer um 'centro cultural entendido como um espaço aberto à comunidade' e, dessa maneira, 'parte integrante da cidade'".
.
De acordo com a ministra de Cultura, Paulina Urrutia, o concurso público foi um processo legitimado "pela grande convocação de arquitetos, pela ativa participação cidadã na elaboração das bases e pelo alto nível profissional do júri que selecionou a proposta vencedora".
.
O assunto ainda rendeu bastante discussão, como visto no site http://concursosdeprojeto.org/ , que diz:
.
"Em 2008 o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou ao governo do Chile uma proposta arquitetônica para o Centro Cultural de Valparaíso. No entanto, o Ministério de Obras Públicas daquele país teria desistido de realizar o projeto apresentado pelo arquiteto em função de discordâncias em relação ao mesmo. O projeto também teria recebido críticas da comunidade local e dos arquitetos do país". Esse site leva a um outro link bastante interessante, o http://www.plataformaurbana.cl/ , que apresenta um dos motivos da recusa. Está em espanhol, mas dá para entender:
.
"El tema es que el Centro Cultural para Valparaíso propuesto por el Niemeyer no es tan exclusivo para la ciudad, ya que ya hay uno bastante similar en la ciudad española de Avilés. Exactamente los mismos elementos conforman este otro centro cultural, sólo que dispuestos de distinta forma en el terreno. Lo que se puede ver en la imagen, son los edificios reacomodados después de la primera propuesta para la ciudad española".
.
Polêmico. Para Poços de Caldas cabem algumas discussões. A primeira é que até agora ninguém viu esse projeto, ou seja, compramos no escuro. Ou algum cidadão "normal" teve acesso aos desenhos? Depois, poderíamos seguir o exemplo de Valparaíso e organizar um concurso, incluindo universitários e principalmente pessoas com raízes na cidade, que conheçam ou pelo menos respirem o mesmo ar que os demais poçoscaldenses.
.
Torcemos o nariz para a nomeação de "forasteiros" numa secretaria, por exemplo, mas estamos aceitando a contratação de uma empresa de arquitetura sem vínculos com a cidade, pelo inegável prestígio internacional de Niemeyer.
.
Já passou da hora da Câmara mostrar o que queremos comprar, e colocar a ideia democraticamente em discussão com a população antes de "batermos o martelo". Ou será que nossos vereadores são assim tão soberanos e têm convicção plena dos gostos, desejos e necessidades da população, de modo que o martelo não acerte o dedão do povo?
.
Por fim, a dúvida: por que de graça para Valparaíso e R$ 1.250.000 para Poços de Caldas?
.
Vamos aguardar.
.
Vale conferir os links citados neste post:
.
Nao podemos nos esquecer que temos em Poços de Caldas uma faculdade de Arquitetura e Engenharia Civil.. Temos uma PUC orasss!!!
ResponderExcluirPorque nao darmos chance a estes estudantes(futuros profissionais) e professores a mostrar que nossa faculdade tem profissionais a altura e acima de tudo capacidade!!!
Garanto que o valor nao seria bem este...
Alias... se fosse aberto um concurso ou algo, muita gente pagaria para fazer este projeto para a cidade.. quem nao queria estampar seu nome em uma obra destas???