sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PRESENTE DE NATAL

Começaram os preparativos para a celebração do Natal em Poços de Caldas. Já no final de julho foi publicado um edital com a composição de uma "Comissão de Ornamentação e Programação Cultural dos Festejos Natalinos de 2009”, nome pomposo para o grupo de onze “notáveis municipais”, incluindo secretários, líderes empresariais e até o presidente-eterno-interino do DME.
.
A primeira ação visível está no site da Prefeitura, logo na página inicial, na qual há um link decorado com “fita de presente”, que dá acesso a um texto sobre o que acontecerá no Natal na cidade.
.
“Universal, abrangente, calorosa,­ assim é a festa de Natal”, passando por "até os antinatalinos acabam em concessões” ou “pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção”.
.
Mas há certas coisas na vida que um sujeito qualquer como eu, que gosta muito de ler e que escreve com regularidade, percebe. Por exemplo, “Universal, abrangente, calorosa” não é exatamente o tipo de texto que costumamos ler na chamada "escrita oficial". Lancei as três palavras entre aspas no Google e nada menos que 2.480 resultados aparecem, todos eles exatamente com o mesmo conteúdo do nosso texto natalino, com uma ou outra mudança, é verdade, mas no geral idênticos, como no site da prefeitura de Timbó-SC ou a PM de Minas, ambos de 2007, ou ainda numa dezena de jornais pelo Brasil.
.
Não bastasse publicarmos como oficial um texto genérico, ainda remendamos o nosso com a seguinte pérola: “Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo”. Percebeu o problema? Não? Vou ajudar: ou eu sou um católico muito de araque, ou aprendi errado a vida toda -Jesus Cristo é “A” figura central do cristianismo, e nunca “uma das”. Por isso chama-se cristianismo.
.
Não sei quem escreveu nem que religião segue ou em que acredita. Mas é difícil acreditar que uma entidade oficial publica um texto vindo sabe-se lá de onde (eu acredito que do Google mesmo) e sequer cita a fonte ou a autoria. E, se for “domínio público”, que citem isso também.
.
A programação do Natal de Poços será bem variada e, como a geografia e a arquitetura histórica ajudam muito, turistas e moradores certamente vão gostar do que vão ver -eu pessoalmente não gosto daqueles enfeites com garrafas PET, primeiro porque acho feios; algumas árvores de Natal que observei ano passado na Rua Assis não eram de garrafas recicladas, mas de garrafas novas; por fim, garrafas PET pintadas não aceitam reciclagem e vão entupir o lixão, ou aguentar um ano todo até o próximo Natal.
.
Concluindo -e não digam que eu pego no pé- o texto oficial fala que haverá um "Show de Ascender as Luzes", quando, imagino, as lâmpadas subirão para algum lugar. Simbólica essa coisa da ascensão no cristianismo. A não ser que o show seja de acender as luzes. Aí deixamos de subir e vamos iluminar.
.
Então é isso: está faltando luz na cidade. E não é um problema do DME. Ainda dá tempo de consertar essas e outras lâmpadas, trazendo de volta o brilho no olhar que alguns perderam desde o começo do ano.
.
.

2 comentários:

  1. Acabo de ouvir na rádio o prefeito falar sobre a campanha de Natal deste ano. A Primeira dama está no comando e pretendem reutilizar garrafas pet para novos enfeites.Já existe uma mobilização para arrecadar estas garrafas com a comunidade. Como este é o primeiro Natal desta administração, vamos apostar no bom gosto, na criatividade e no espirito de preservação do meio ambiente que certamente faz da "equipe do Natal".

    ResponderExcluir
  2. Encontrei um texto "semelhantemente" parecido no www.brasilescola.com/natal/historia-natal.htm
    e, pasme, assinado (Rainer Sousa
    Graduado em História - Equipe Brasil Escola)
    Confira:
    "Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor."

    ResponderExcluir