Um dos campeões de audiência dos turistas de Poços, no passado, foi o "Photo Avião", instalado em 1926 por Eduardo Campos num espaço onde hoje está o parque José Affonso Junqueira. Até os anos 1980 consta que a atração gerava cerca de 700 fotos por dia na alta temporada.
.
Bastante curioso é um "reclame", reproduzido abaixo, sobre o serviço. O texto foi publicado na Revista de Poços, de 1936. Confira:
.
"S.V. JÁ EXPERIMENTOU A SENSAÇÃO DE UM VÔO?
.
"O PHOTO AVIÃO, installado entre as "Thermas" e o Posto de Serviço Touring todos os dias úteis, proporcionará aos illustres Veranistas a mais encantadora recordação de Poços de Caldas. com seus privilegiados vôos simulados, tendo para esse fim recebido um novo typo de elegante apparelho, que permitirá a seus passageiros admirar à altura de 1.200 mts a Cidade das Rosas.
.
Absoluta garantia em suas manobras, executadas com perfeição e sangue frio, fazendo toda série de acrobacias, como sejam: "Looping the Loop", "Vrills", "Folha morta", "Piquets", etc. Em todos esses perigosíssimos vôos, asseguramos a efficiencia e a pericia de nosso piloto.
.
Momentos depois da aterrissagem poderá V.S. obter nitidas photographias do vôo decorrido, em conjunto com o panorama da cidade, photographias estas as unicas verdadeiras, registradas no Departamento Ncional da Propriedade Industrial, sob N. 40.017.
.
Vôo seguro, livre de pannes, porque na direcção estará o conhecido piloto E. CAMPOS."
.
Me perdoem, mas sempre achei de gosto duvidoso posar para este tipo de foto. Acredito que o desenho do avião e da paisagem ao fundo deveria estar a cargo de um desenhista mais desenvolto !
ResponderExcluirnão concordo. o charme da foto está exatamente neste detalhe...
ResponderExcluir