A oposição política poçoscaldense deu uma verdadeira aula de democracia quando da vinda do CQC à cidade. Involuntariamente, imagino: buscou no programa ancorado por Marcelo Tas uma alternativa para botar a "boca no trombone" -expressão meio em desuso nessas plagas sulfurosas- talvez ignorando que no passado Tas escreveu em seu blog um longo artigo expondo abertamente sua visão sobre o Partido dos Trabalhadores. Confira o texto, publicado em 2005, reproduzido a seguir:
.CARTA AOS PETISTAS
.
Por não ser petista, sempre fui considerado "de direita" ou "tucano" pelos meus amigos do falecido Partido dos Trabalhadores.
.
Vejam, nunca fui "contra" o PT. Antes dessa fase arrogante mercadântica-genoínica, tinha respeito pelo partido e até cheguei a votar nos "cumpanheiro". A produtora de televisão que ajudei a fundar no início da década de 80, a Olhar Eletrônico, fez o primeiro programa de TV do PT. Do qual aliás, eu não participei.
.
Desde o início, sempre tive diferenças intransponíveis com o Partido dos Trabalhadores. Vou citar duas.
.
Primeira: nunca engoli o comportamento homossexual dos petistas. Explico: assim como os viados, os petistas olham para quem não é petista com desdém e falam: deixa pra lá, um dia você assume e vira um dos nossos.
.
Segunda: o nome do partido. Por que "dos Trabalhadores"? Nunca entendi. Qual a intenção?
.
Quem é ou não é "trabalhador"? Se o PT defende os interesses "dos Trabalhadores", os demais partidos defendem o interesse de quem? Dos vagabundos?
.
E o pior, em sua maioria, os dirigentes e fundadores do PT nunca trabalharam. Pelo menos, quando eu os conheci, na década de 80, ninguém trabalhava. Como não eram eleitos para nada, o trabalho dos caras era ser "dirigentes do partido". Isso mesmo, basta conferir o currículum vitae deles.
.
Repare no choro do Zé Genoníno quando foi ejetado da presidência do partido. Depois de confessar seus pecadinhos, fez beicinho para a câmera e disse que no dia seguinte ia ter que descobrir quem era ele. Ia ter "que sobreviver" sem o partido. Isso é: procurar emprego. São palavras dele, não minhas.
.
Lula é outro que se perdeu por não pegar no batente por mais de 20, talvez 30 anos... Digam-me, qual foi a última vez, antes de virar presidente, que Luis Ignácio teve rotina de trabalhador? Só quando metalúrgico em São Bernardo. Num breve mandato de deputado, ele fugiu da raia. E voltou pro salarinho de dirigente de partido. Pra rotina mole de atirar pedra em vidraça.
.
Meus amigos petistas espumavam quando eu apontava esse pequeno detalhe no curriculum vitae do Lula. O herói-mor do Partido dos Trabalhadores não trabalhava!!!
.
Peço muita calma nessa hora. Sem nenhum revanchismo, analisem a enrascada em que nosso presidente se meteu e me respondam. Isso não é sintoma de quem estava há muito tempo sem malhar, acordar cedo e ir para o trabalho. Ou mesmo sem formar equipes e administrar os rumos de um pequeno negócio, como uma padaria ou de um mísero botequim?
.
Para mim, os vastos anos de férias na oposição, movidos a cachaça e conversa mole são a causa da presente crise. E não o cuecão cheio de dólares ou o Marcos Valério. A preguiça histórica é o que justifica o surto psicótico em que vive nosso presidente e seu partido. É o que justifica essa ilusão em Paris... misturando champanhe com churrasco ao lado do presidente da França... outro que tá mais enrolado que espaguete.
.
Eu não torço pelo pior. Apesar de tudo, respeito e até apoio o esforço do Lula para passar isso tudo a limpo. Mesmo, de verdade.
.
Mas pelamordedeus, não me venham com essa história de que todo mundo é bandido, todo mundo rouba, todo mundo sonega, todo mundo tem caixa 2... Vocês, do PT, foram escolhidos justamente porque um dia conseguiram convencer a maioria da população (eu sempre estive fora desse transe) de que vocês eram diferentes. Não me venham agora querer recomeçar o filme do início jogando todos na lama.
.
Eu trabalho desde os 15 anos. Nunca carreguei dinheiro em mala. Nunca fui amigo dessa gente.
.
Pra terminar uma sugestão para tirar o PT da crise. Juntem todos os "dirigentes", "conselheiros", "tesoureiros", "intelectuais" e demais cargos de palpiteiros da realidade numa grande plenária. Juntos, todos, tomem um banho gelado, olhem-se no espelho, comprem o jornal, peguem os classificados e vão procurar um emprego para sentir a realidade brasileira. Vai lhes fazer muito bem. E quem sabe depois de alguns anos pegando no batente, vocês possam finalmente, fundar de verdade um partido de trabalhadores.
.
Assinado: Marcelo Tas (publicado no www.blogdotas.com.br em 18/07/2005)
.
Foto: Blog do Tas; link do artigo:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2005-07-16_2005-07-31.html
http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2005-07-16_2005-07-31.html
.
muito pontual texto...faz recordar quando Lula esteve em Poços para agitar a greve da Alcoa possuia um Fiat 147(carro do ano) e ficou hospedado no Hotel Minas Gerais...
ResponderExcluiro pt eh um partido que defende os interesses do povo assalariado, atraves de uma politica que visa um desenvolvimento social e economico!
ResponderExcluiro psdb representa uma parcela infima da populacao brasileira, que naum sobrevive de salario minimo, ou menos disso, e se alinha com a doutrina que prega um estado minimo e privilegio do capital especulativo.
naum eh batalha entre bem ou mal, sujo ou limpo, mas a busca por uma democracia verdadeira,onde o povo, pode ser ouvido e representado.
gosto do trabalho do tas... mas sinceramente achei uma analise mto simplista...
Caro Rubens
ResponderExcluirComo é do conhecimento de quase todos em Poços de Caldas, participei do quadro Proteste Já do programa da Rede Bandeirantes Custe o Que Custar levado ao ar em abril último, gostaria, no entanto, de esclarecer alguns pontos:
1- Desde o início desse caos que a administração municipal, a empresa concessionária de transporte publico em Poços, Circullare, e o Ministério Publico teimam em chamar de sistema integrado, me coloquei frontalmente contra o sistema por acreditar na existência de outras formas para resolver o problema do transporte publico em Poços (que nem era tão grande assim) sem espoliar usuários ou fazê-los gastar mais tempo dentro de ônibus lotados.
2- Todavia o espaço que eu e outros usuários, igualmente indignados, conseguimos junto à imprensa local a fim de expor as mazelas geradas pelo caos implantado pela Cicullare em parceria com a administração municipal, foi quase nulo, com veículos e jornalistas, salvo raras exceções, nos desqualificando.
3- Atualmente sou filiado ao Partido dos Trabalhadores e antes disso era filiado ao Partido Comunista Brasileiro. Contudo não vejo nisso qualquer tipo de impedimento para que eu participe de manifestações e/ou reivindique meus direitos enquanto cidadão. Aliás, sempre digo aos meus alunos (baseado em Bertrand Russel) que só há cidadania onde os cidadãos conhecem seus direitos e sabem reivindicá-los.
4- Antes da vinda do CQC a Poços eu nunca havia assistido ao programa, muito embora já o conhecesse pela boca de meu filho mais velho, de meus irmãos e de alguns amigos.
5- O pouco que sei sobre Marcelo Tas é que foi o animador ou mestre de cerimônias (ou algo que o valha) do II Encontro Nacional da Juventude Democrata realizado ano passado, segundo o sítio do partido: “Marcelo Tas (CQC), Mario Rosa e Antonio Lavareda são alguns dos nomes que vão provocar os jovens a repensar as coisas do país “ [http://deputados.democratas.org.br/notas.php?cod=69], portanto, entre o meu entendimento de mundo e o do apresentador do CQC há, digamos, um abismo intransponível.
6- Em conversa que mantive com a produção do CQC me foi dito que se interessaram pelo caos do transporte publico de Poços por conta das centenas de emails que receberam sobre o assunto. Em nenhum momento me foi dito que algum grupo político havia entrado em contato com os responsáveis pelo programa.
Penso que esses pontos contribuirão para melhor iluminar o debate sobre a vinda do CQC a Poços.
Aliás, acho que ao focarmos o CQC perdemos o foco principal, o caos do nosso transporte publico. Nesse ponto talvez a vinda do CQC tenha tido efeito malévolo, pois a população passou a acreditar que o CQC resolveria o problema.
Abraços desse amigo virtual e admirador do ótimo trabalho que você presta a Poços
Hudson Luiz Vilas Boas
Caro Rubens
ResponderExcluirFiz um comentário tão grande que me esquecei de contar-lhe algo. Um passarinho me contou que o caos do transporte público em Poços poderá continuar rendendo na mídia nacional, e dessa vez não será em nenhum programa humorístico.
Estou pra ver um dia um petista assumir que estava errado, aliás com certeza aprenderam com o Grande Guia.
ResponderExcluirAliás não dou 5 minutos para aparecer um confirmando minha hipótese.
Só uma coisa... Direita ou esquerda, quem fez algo de bom para a população? Ninguem! Como diria minha vó, é tudo farinha do mesmo saco...O que melhorou neste sistema novo de transporte e o que mudou depois da reportagem? NADA! Só quem realmente precisa é que sabe....
ResponderExcluirCaruso, honestamente, vc acha que a oposição "buscou" o CQC? Não fosse o ridículo de um sitema que muda para pior, eles viriam até aqui? O Marcelo Tass tem suas posições políticas, algumas de convicção outras de ocasião. Escreveu isso em 2005. Hoje ele está entre os 5% que destestam ou ou 75% que aprovam? Amanhã quem tiver que pegar o coletivo em Poços vai se sentir melhor porque o líder do CQC já votou no PT e em 2005 já votava mais? Sincera e fraternamente,
ResponderExcluirPaulo Tadeu
Prezado Prefeito Paulo Tadeu,
ResponderExcluirduas palavras no texto definem com modesta sutileza meu ponto de vista: "involuntariamente" e "alternativa".
Eis a graça desse post.
Um abraço,
Caruso