Recebo um telefonema do seu Mario Seguso. Diz ele: "Rubens, temos que ir além da fala. Temos que agir", antes de propor uma ação cidadã, sem qualquer objetivo que não o de prestar um serviço à cidade. "Vamos nós mesmos apanhar os pneus aí na sua avenida e entregar a quem de direito". Do alto de seus 80 anos e diante de uma aula dessa magnitude, topo o desafio na hora.
.
Contei mais de uma dúzia de pneus remanescentes da recente obra de reforma da Avenida Celanese, deixados às margens da pista, e avaliei que minha caminhonete seria suficiente para a empreitada, eliminado o problema que poderia acontecer com o acúmulo de água nesses tempos bicudos de dengue.
.
Combinamos então a ação para hoje de manhã, incluindo em nosso rol de voluntários o publicitário André Leonel e a Angela, minha mulher. No horário marcado, começamos a coleta dos pneus, cuja entrega, consideramos, seria melhor se feita na Garagem Municipal.
.
Na primeira parada, lá vai o seu Mario apanhar pneus! Uma fortaleza, fazendo esforço com aquelas mãos que habitualmente nos brindam com formidáveis obras de seu talento de Mestre Vidreiro. Dois dos pneus já armazenavam água. Nem mesmo o balde de tinta amarela, também deixado para trás, escapou da ação, afinal, poderia também virar um criadouro de mosquitos.
.
Enquanto recolhíamos os pneus, surge um repórter cinematográfico da TV Poços. Intrigado com o que aquele grupo fazia, acabou ganhando uma reportagem de presente. Pura sorte, nossa e dele.
.
Muito bem. Caçamba cheia e lá fomos nós rumo à Garagem. Ali, somos muito bem recebidos pelo José Victor, que entende nossa atitude e prontamente disponibiliza um espaço para deixarmos os pneus, com o compromisso de dar o destino correto ao material.
Despedimo-nos e vamos continuar o dia. Muito modestamente, todos vão embora felizes de ter contribuído um pouco com a qualidade de vida em Poços de Caldas. Os pernilongos não devem ter gostado.
Tem razão o seu Mario. Temos que fazer a nossa parte.
.
Clique nas imagens para ampliá-las.
.
uau....surpresa e impressionada!!parabens....pena q nao moro ai, ainda....se um dia morar, poderao contar comigo!
ResponderExcluirParabéns pela atitude de cidadania e ~pela aula de educação ambiental.
ResponderExcluirÓtimo...
ResponderExcluirCaro Rubens,
ResponderExcluircomo você bem diz em seu texto, nada que fizemos foi por outra intenção se não aquela de colaborar com a qualidade de vida de nossos co-munícipes. Ninguém estava lá em busca de holofotes. Não convocamos a imprensa antecipadamente, como é comum nestes casos. A presença do repórter foi mero acaso. Muito bom ver a noticia na TV Poços. Só não entendi por que o Sr. Mario Seguso, idealizador e avalista de nossa ação, em momento algum foi mostrado nas imagens da matéria editada. Pelo que me lembro, ele depôs ao cinegrafista e foi o principal alvo de sua lente.
Mas tudo bem, o Sr. Mario não deve fazer questão deste tipo de coisa. Não precisa.
O importante é que não ficamos somente nos discursos, às vezes utópicos para manter viva uma réstia de esperança, mas partimos para a ação. Alegres, de bem com a vida, realizados e prontos para o que o que for preciso.
André, também lamentei a ausência do Sr. Mario nas imagens, mas ele não precisa disso. Por outro lado, a surpresa e a alegria com que o pessoal da Garagem o recebeu deu-me a certeza de que ele é uma lenda viva de Poços de Caldas.
ResponderExcluirBelo trabalho de bons cidadãos,onde ações com foco especfico levam melhorias para toda comunidade.Parabéns pela atitude próativa e assim com alguns atos isoladas conseguimos melhorar toda a cidade.Não precisamos de benefício político para tomarmos uma atitude e sim ter como fim o nosso próprio bem.Pois já sabemos que o "belo" discurso de mudança só dura até a eleição,depois viram todos farinhas do mesmo saco,principalmente ignorando as necessidades da população pois assim fazem os que estão ou os que já estiveram no poder.Por isso não acredito em Dias do Basta,da Besta ou do B_sta e sim na vontade de cada um em melhorar o seu meio.Parabéns novamente a vocês e principalmente ao Sr. Mario que poderiam ficar inertes,mas sem publicidade e ou fim político,mostraram os verdadeiros cidadãos que Poços precisa.E assim com críticas e ações vamos ajudando Poços a crescer... E tenho certeza que vocês teram muitos parceiros para ações como esta,podem contar comigo.
ResponderExcluirCaruso, indepedente do dia de qualquer coisa, a lenda do beija-flor ainda está em alta: cada uma fazendo um pouquinho ou a sua parte e chegaremos lá. Também faz parte da cidadania reunirmos pessoas com os mesmos ideais para que possamos mensurar o trabalho desenvolvido pela administração municipal. Parabens pela atitude de vocês e pelas fotos. Você sabe quem são estas pessoas?
ResponderExcluirAbs,
Uma pérola:
ResponderExcluir"... Dias do Basta, da Besta ou do B_sta"...
É isso aí.
Chega de manipulação, enganação e serventilismo.
Voto consciente e renovação política já!
Aplaudi, como comentei no Jornal do meio dia da Tvplan a atitude de todos voces e ainda pedí para que outras pessoas que vivem situações semelhantes, (falta de autoridades competentes cumprindo suas funções) que façam o mesmo. Mesmo sabendo que tais atividade já foram pagas para que o poder publico as fizesse. Espero que a "momarquia omissa" não venha se defender dizendo que foi ação partidaria. Roberto Tereziano
ResponderExcluirMuito cuidado nesse trabalho e atitude! Ou encaramos a podridão política da atual gestão ou daqui a pouco seremos taxados até pelo 'serviço' feito de forma voluntária. As pessoas envolvidas nessa ação não estão vinculadas a partidos políticos mas a imprensa não dá notícia das inúmeras pessoas vinculadas a partidos políticos que desenvolvem trabalhos voluntários que melhoram a saúde e a vida dos excluídos pela adm municipal. Mas não dão notícia, né! É ato político porque quem paga a conta da imprensa é a prefeitura e o "amigo da onça".
ResponderExcluirRubens,
ResponderExcluirresolvi me manifestar só agora. Tenho acompanhado sempre seu blog. Ele todo me parece uma ação cidadã. Sempre nos mostrando fatos do nosso cotidiano, ações ou a ausência delas. Este ato de vocês indo retirar o entulho da beira da avenida, me fez refletir. Já subi várias vezes a trilha do Cristo com alunos, juntando lixo e colocando placas educativas. Sei bem como é. Nos faz bem: não ficamos só na crítica, vamos lá e arregaçamos as mangas.
Depois de muita analise em quem votar e constatando a nossa falta de opções histórica em políticos honestos e verdadeiramente compromissados com seus eleitores, encontro-me desanimada. Pagamos impostos altíssimos e ainda temos que ir lá fazer o serviço. Só tenho uma vontade: demitir todos os políticos.
Ana Cristina Monteiro-Leonel
Roberto Tereziano
ResponderExcluirótima a sua atuação no programa do meio-dia da última sexta-feira na TV Plan.
Divulgando a notícia da coleta dos pneus, abandonados na Av. Celanese, registrou o motivo da retirada deles, que além de sujar o ambiente se tornariam criadores dos mosquitos causadores da denge.
Agradecendo, confirmo a admiração que tenho desde sempre por você e sua marcante personalidade.
Mario Seguso
Na verdade, vocês não estão fazendo a sua parte e sim a parte de alguém que foi pago para fazer e não fez. Embora não ligados a partidos a atitude é política e por isso é tratada como tal pelos mandatários do município, ou seja é censurada. Será que, tal qual a avenida, o prefeito está feliz com esta atitude?
ResponderExcluirPessoas que costumam trabalhar "na calada da noite" impedem qualquer menção ao Sr. Mário Seguso na TV Poços. Coisa de quem tem muita dor de cotovelo...
ResponderExcluirEu tb tenho a mesma visão do anônimo do dia 31/05. Sair para passear e levar uma sacolinha e colher as fezes do animal; não jogar lixo no chão; ser educado e gentil no trânsito; parar antes da faixa de pedestres; não beber e dirigir; esses e outros atos creio contribuir no que diz respeito fazer a minha parte.
ResponderExcluirAgora diante de uma negligencia do poder público que esbanja e rasga dinheiro, eu ir e fazer o que eles têm por dever e obrigação... fico preocupado.
Daqui a pouco essa cultura pega e estaremos legitimando atos de corrupção ativa e passiva, de inocentes bastam nossos filhos e filhas. Faltam médicos, vamos arrumar médicos; falta remédio vamos arrumar remédio; falta segurança vamos ser policiais; faltam escolas vamos fazer escolas e etc.
Reduzir a responsabilidade do governo municipal não irá diminuir em nada o inchaço da folha de pagamento, tão onerosa devido a quantidade de gente comissionada sem fazer nada.
Não adianta fugir... somos seres políticos e precisamos fazer política. Falta é gente honesta para viver com um salário de 19 mil reais (salário de prefeito).
Você viveria com um salário desses durante quatro anos e ainda faria a cidade melhor?
Pronto! Sementes ao ar começam a germinar.
ResponderExcluirHá ações que dizem respeito, incondicionalmente, ao "ser cidadão". Outras são responsabilidades de quem assume uma tarefa profissional. Não acho que devemos sair por aí fazendo o que quem deveria, por responsabilidade profissional, não o tenha feito. No entanto, há situações que não importa quem faça, mas que seja realizado.
Não jogar o lixo nas rua ou nas trilhas,recolher o que encontrar, apagar a luz ao sair,fechar as torneiras, dar passagens a quem tem mais necessidade e outras tantas ações que compõe o rol de regras sociais que fazem parte do inconsciente coletivo -não está escrito em nenhum lugar- além de nos fazer pessoas melhores garantem um conviver mais sadio.
Espero que o lema do "faça a sua parte e bem feita" atinja a todos sem distinção.
Mestre Mário Seguso saiba que num momento em que nos sentimos desanimados o senhor nos ensinou que ainda vale a pena.Muito obrigada!