quinta-feira, 17 de junho de 2010

"ÁGUA QUE PEIXINHO NÃO BEBE"

Você vai ver nos jornais da noite, e na mídia impressa amanhã, que o DMAE concedeu entrevista coletiva à imprensa sobre a Represa Saturnino de Brito. Ainda não há explicação sobre a coloração verde da água, mas a Mineração Curimbaba foi apontada como responsável pelo lançamento de efluentes com alto teor de flúor.
.
A empresa alegou desconhecer o problema, pois pratica há décadas os mesmos processos, particularmente de correção de pH da água que trata. Como providência, fechou o lançamento de efluentes e, de acordo com o DMAE, os índices de flúor na água estão em níveis abaixo do valor máximo definido na Portaria 518. Apesar disso, estão reduzindo o volume de água da Saturnino e utilizando água de outras origens para abastecer a cidade. O DMAE assegurou que não haverá racionamento de água, exceto por outro eventual problema técnico.
.
Quanto aos peixes mortos, o DMAE justificou como "inversão térmica", mas o fato de não ocorrer o mesmo em outros reservatórios acaba invalidando a explicação. Portanto, nada de "campanha do agasalho" para os peixinhos, como sugeriu um leitor.

3 comentários:

  1. se os peixes mortos são aqueles que aparecem no site do (graças a Deus) "ex"-prefeito Paulo Tadeu não dá nem uma porção de fritada de lambari...

    ResponderExcluir
  2. No sertão do Araripe, em Pernambuco usam as sementes da planta moringa oleífera, conhecida como lírio-branco ou quiabo de três quinas, como purificador de água. A planta possui seis substâncias (peptídeos) que reagem com a argila presente na água e deixam-a cristalina, inclusive remove 98% dos coliformes. Ta. ‘Tais’ tirando o corpo goleiro (sobre a resposta anterior). Saquei... és Marina. Nesse negócio que ninguém quer se expor, no sustentável você não vai a serra nem atacas de moicano (a). Bem melhor talvez seja pular corda. Eu quero:
    “ Ver os campos florindo e
    Crianças sorrindo felizes a cantar!
    E mostrar para quem quiser ver
    Um lugar pra viver sem chorar”. Gostaires

    ResponderExcluir
  3. A FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) foi acionada para avaliar o caso ? Afinal "A Feam tem por finalidade executar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental no que concerne à prevenção, à correção da poluição ou da degradação ambiental provocada pelas atividades industriais, minerárias e de infra-estrutura, bem como promover e realizar estudos e pesquisas sobre a poluição e qualidade do ar, da água e do solo. É responsável pela Agenda Marrom." (fonte:http://www.feam.br)

    ResponderExcluir