Há tempos vinha pensando na criação de um espaço virtual que efetivamente tivesse utilidade para nossa Cidade, além da discussão política cotidiana. Algo que tivesse uma referência educacional, todavia sem sair dos limites do nosso sulfuroso planalto.
.
Após alguns meses de maturação, criei um projeto que penso vai atender um ponto importante da cultura municipal, que é a preservação e socialização do acervo histórico. Sem pretensões de tornar-se um marco cultural, esse projeto pretende reunir as informações disponíveis e dispersas em coleções privadas, quase sempre inacessíveis à população em geral, além do material tradicionalmente publicado nos mais diversos meios.
.
Para tanto, o ponto de partida é a publicação de meu modesto acervo sobre Poços de Caldas, composto por uma coleção de cartões-postais antigos, alguns deles centenários, bem como parte do conteúdo de alguns livros célebres, como os do Dr. Mario Mourão ou D. Nilza Megale. Alguns conteúdos já apareceram no Viva Poços!, mas acabam misturados a temas mais contemporâneos.
.
A participação dos leitores nesse novo projeto é importante, imprescindível, por meio de doações físicas ou virtuais de material histórico, de modo que qualquer pessoa, com um mínimo de acesso à internet, alcance esse conhecimento e, mais ainda, possa difundí-lo.
.
É isso. Convido você a visitar o http://www.memoriadepocos.com.br/ . É uma honra recebê-lo também naquele espaço. E uma honra ainda maior contar com sua participação nesse projeto, que é de todos nós e não tem qualquer outro fim a não ser propagar o conhecimento da história de nossa Poços de Caldas.
.
Muito obrigado!
.
.
só uma palavra:
ResponderExcluirPARABÉNS!
Mais uma vez, tiro o chapéu e cumprimento o Caruso pela brilhante idéia e formidável oportunidade de oferecer a toda a população a oportunidade de contribuir com seus depoimentos para a preservação da história desta cidade e a memória daqueles que, de alguma forma, nos legaram este paraiso.
ResponderExcluirdefeito por defeito Caruso para para prefeito!!!e pra não perder a rima esse site ficou perfeito!!!
ResponderExcluirParabéns
Paiva, obrigado. Apenas e tão somente no campo da brincadeira, pois não há possibilidade de meu ingresso na carreira política, pelo fato de não me imaginar fazendo na vida pública o que faço na privada, fico com slogan clássico em São Paulo: "Nao fique confuso: vote Caruso".
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa! é uma importante ferramenta educativa para as aulas de história. Acho que Tereziano tem muito a contribuir.
ResponderExcluirVamos perdendo a memória com o passar dos anos até chegar ao ponto que...perdemos o que mesmo? Não nos lembramos que esquecemos e em razão disso, a história vai sendo esquecida. Por tudo, feliz lembrança a sua de resgatar a memória de nossa cidade, através de fotos, documentos e informações. Deveria ser matéria obrigatória nas escolas da cidade, o estudo das nossas raízes e este blog vem contribuir com a compreensão holística desta cidade que tanto prezamos.
ResponderExcluirabraços
wiliam de oliveira
Brilhante iniciativa, Rubens! Que esse espaço, além de contar a história de Poços de Caldas – até os detalhes que muitas vezes desconhecemos - sirva para nos alertar da necessidade da preservação daquilo que ainda temos. Além disso, que ainda nos lembre da responsabilidade de trabalhar bem o presente. No futuro olharão para trás e analisarão o passado que ajudamos a construir.
ResponderExcluir