segunda-feira, 7 de junho de 2010

UNIFORME DE GOLEIRO


Nos meus tempos de garoto usávamos uma expressão engraçada para os dias de frio extremo: "dormir de goleiro". A frase era devida ao "uniforme" usado, já que só o pijama não era suficiente. Assim, quem tinha um "agasalho", nome de uma vestimenta similar aos moletons de hoje, porém de algodão mais espesso, usava-o como pijama, devidamente acompanhado de luvas e "meião". Era na prática um uniforme completo de goleiro. Depois vieram os conjuntos Adidas, de material sintético, bons para a atividade esportiva, inviáveis para o sono noturno.
.
A noite passada foi a mais fria do ano, de acordo com a informação do amigo Freddy da Silva, que também enviou a foto da geada, registrada junto à pista do Aeroporto: 1,9 graus abaixo de zero!
.
Senti saudades do meu "uniforme de goleiro".
.
Clique na imagem para ampliá-la.
.

5 comentários:

  1. ...e o inverno ainda nem chegou oficialmente...

    ResponderExcluir
  2. Era muito frio onde morava, quando guri. Quantas vezes quartejei os pés na geada e a pele do rosto rachavam do vento gelado desta minha terra... Devo admitir que vestia mal e não tinha atenção dos pais; eles queriam mesmo ver a terra toda arada a tempo de plantio. Por aqui reinava as roupas de dormir tipo “ursinho” um tipo de macacão feito de Pelúcia trazido do Uruguai. No livro (Mergulhão – segundo mergulho do passado)

    ResponderExcluir
  3. Era muito frio onde morava, quando guri. Quantas vezes quartejei os pés na geada e a pele do rosto rachavam do vento gelado desta minha terra... Devo admitir que vestia mal e não tinha atenção dos pais; eles queriam mesmo ver a terra toda arada a tempo de plantio. Por aqui reinava as roupas de dormir tipo “ursinho” um tipo de macacão feito de Pelúcia trazido do Uruguai. No livro (Mergulhão – segundo mergulho do passado)

    ResponderExcluir
  4. A gente tem opcoes mais elegantes e tao quentinhas quanto...

    Abraco :)

    ResponderExcluir