"Viva a árvore amiga
Que agasalha os passarinhos
Que dá flores, que dá frutos
Que põe sombra nos caminhos.
.
Toda árvore é amiga
Pois abrigo sempre dá
Seja pobre, seja rico
Ela sempre abrigará."
.
Cantei essa musiquinha quando era criança, no Primário, em comemoração ao Dia da Árvore. Lembrei dela. Impressionante como certas coisas bem simples, mas carregadas de conceitos profundos, marcam nossas vidas.
.
Semana passada publiquei um post indignado, diante do inconcebível corte de uma árvore que estaria atrapalhando a montagem do palco para apresentação da Filarmônica mineira, na Praça Pedro Sanches. Na ocasião, comentei: "estou de olho numa outra árvore -alta, grande, frondosa- ali perto do shopping. Acho que ela também corre risco de virar notícia".
.
Virou. A imagem acima mostra o que sobrou dela. Alta, grande e frondosa, desde ontem é lenha.
.
Um leitor assíduo do Viva Poços! ainda cobrou: "a árvore alta, grande, frondosa- ali perto do Shopping já tem a documentação necessária para corte.... Qdo ela virar noticia, só não esqueça de falar que ela foi legalmente removida".
.
Não sei se falávamos da mesma árvore. Também não sei se era uma planta condenada. Não parecia. Mesmo com documentação necessária ou legalmente removida, é uma pena perder uma bela árvore, plantada um dia por alguém bem intencionado ou, sabe-se lá, semeada por alguma força da natureza. Plantar outras como compensação ajuda, mas não resolve.
.
Uma pena.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário