sábado, 10 de julho de 2010

FESTIVAIS E FESTIVAIS

No final de semana passado estive em Campos do Jordão, convidado para acompanhar a abertura do Festival Internacional de Inverno, já em sua 41a. edição. Veja bem: convidado. Aqui? Deixa para lá... Muita coisa boa está acontecendo na Mantiqueira paulista: cidade cheia, gente jovem e bonita, grandes montadoras expondo seus modelos em espaços generosos e bem produzidos, mídia em peso. Muitos turistas estrangeiros. Políticos importantes distribuindo sorrisos e apertos de mão. Na programação oficial, dezenas de concertos de qualidade, até mesmo da Filarmônica mineira, que passou recentemente por Poços.
.
A gastronomia impressiona, com muitos restaurantes oferecendo variedade e qualidade de pratos, espaços e atendimento. O Festival todo tem patrocínio do Bradesco Prime, que proporcionou, entre outros, um concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo apresentando uma obra até então nunca executada no Brasil.
.
O nível de qualidade oferecida a um público exigente está presente em detalhes pequenos como as cadeiras plásticas com encostos revestidos por capas de tecido, bonés, água mineral e H2OH como cortesia para as plateias dos espetáculos abertos. Sem falar do confoto do Auditório Claudio Santoro, no qual não há, por exemplo, exibições de "raio laser" -mesmo nos eventos mais populares.
.
Turismo é coisa muito séria. Cultura mais ainda. Assim, não dá para aceitar que o material sobre o JulhoFest, disponível no site da Prefeitura (link abaixo) comece com um texto carregado de erros, falta de pontuação e trechos ininteligíveis. Não se trata apenas de exigir a língua culta na comunicação oficial, mas adianto que é muito difícil pensar, por exemplo, num patrocínio milionário de um banco, com um catálogo de programação que comece com um texto como o reproduzido integralmente abaixo, com problemas sérios de grafia, sem falar das "licenças poéticas". Veja:
.
"A cidade de Poços de Caldas há longo tempo se destaca fortemente como um grande centro turístico do país, mas também através das décadas a cultura local se tornou foco nacional. Artistas dos mais variados seguimentos são bem quistos no meio artístico mineiro e possuem trabalhos naiconalmente reconhecidos
Isto faz estarmos em uma cidade diferenciada! A cultura local enobrece ainda mais o nosso turismo, assim colocando Poços num cenário bem mais amplo.
O JulhoFest 2010 é resultado da explosão artísticas que Poços respira! O festival, um dos mais especiais projetos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, mais do que um grande evento, este ano é fruto da política de incentivo à organização e difusão da produção artística local!
Confira a programação do JulhoFest 2010 que a prefeitura de Poços de Caldas fez especialmente para você".
.
Sou um sujeito chato com textos, admito. Se erro? Sim, não sou perfeito. Mas o texto oficial deve ser correto, impecável, pois é referencial para a população, incluindo estudantes. Ainda mais se precedido da logomarca oficial da gestão municipal e seu slogan "Cidade Saudável". Ou seja, tem a assinatura do chefe do executivo e dos 4.500 servidores municipais, além do Povo do município.
.
Outro ponto chave: é preciso, como faço nesse blog, uma resposta rápida para eventuais correções nos textos após publicados, o que espero da Prefeitura no caso acima. Questão de responsabilidade com os Leitores. E, diferente de quem escreveu o texto do JulhoFest, não ganho um centavo pelo que produzo no Viva Poços!.
.
Para não dizerem que fico só na crítica, vou ter uma atitude diferente dessa vez: coloco-me à disposição para ajudar nesses casos de dificuldades com textos oficiais. Modestamente, claro, amparado como sempre pelos bons dicionários e manuais de redação e estilo de grandes veículos de comunicação.
.
Se não quiserem recorrer aos meus préstimos gratuitos, pelo menos tentem a assessoria de imprensa da prefeitura. Tem gente muito boa de texto lá.
.
Link para o catálogo do JulhoFest 2010:
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/images/stories/jornal/programacao_julho_fest.pdf
.
ATUALIZANDO: Em 13 de julho o texto havia sido substituído, com qualidade à altura do que se espera de um Festival de Poços de Caldas. Confira a seguir:
.
"A Prefeitura de Poços de Caldas apresenta aprogramação do JulhoFest 2010, feita especialmente para que você possa aproveitar todos os atrativos que o município oferece, como pólo artístico-cultural.
Neste ano, o JulhoFest tem atrações para todos os públicos, transformando o período de férias escolares em tempos de alegria, descontração, entretenimento e cultura para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Desta forma, a cidade se firma como centro turístico-cultural, além de incentivar e apoiar a produção artística local.
O município, que superou no ano passado as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para 2011, é o quinto mais seguro do país para os jovens segundo levantamento do Ministério da Justiça, é o município mineiro com maior número de bibliotecas por cem mil habitantes e tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais, também mostra que é o cenário perfeito para grandes atrações culturais, produzidas aqui mesmo ou trazidas de fora para enriquecer a programação.
Bem-vindos ao JulhoFest 2010! Curtam Poços de Caldas!".
.

3 comentários:

  1. Já tive o privilégio de ir a um festival de inverno de Campos de Jordão. Concordo, a programação é impressionante e a cidade, que considero muito menos bonita que Poços, fica maravilhosa. Dezenas de ações de grandes empresas, shoppings e lojas sazonais, gastronomia de qualidade.
    Quanto a esse texto... parece coisa de colegial tentando enrolar o professor... outra vergonha. Duas, em menos de uma semana.

    ResponderExcluir
  2. Aliás Poços nunca teve uma política pública de turismo e cultura. Sempre uma política governamental e eleitoreira.Acompanho as ações no ministério da cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério do Turismo. Observe que Poços está fora das diretrizes nacionais. E olha que nossa cidade têm um potencial fantástico no turismo e na cultura com nossos artistas locais.

    ResponderExcluir