quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DOE SANGUE E CONCORRA A PRÊMIOS!

.
Assustou com o título acima? Está no Jornal de Poços de hoje: um anteprojeto de lei municipal pretende incentivar a doação de sangue em Poços de Caldas por meio da campanha "Quem Doa Sangue Ganha em Dobro", de autoria do vereador Tiago Cavelagna, que traz a inacreditável proposta de sorteio de prêmios entre os doadores.
.
A estrutura da promoção é simples: "basta que a pessoa se cadastre no período da campanha, realize a doação e preencha um cupom para participar dos sorteios, da mesma forma que acontece com os munícipes em dia com o IPTU", esclarece a reportagem, destacando que o projeto prevê até mesmo que serão necessárias parcerias com entidades como a Associação Comercial, além de lojas do comércio, para viablizar as doações dos prêmios. Tão aprofundado é o detalhamento que o projeto cita que prefeito, vice, vereadores, secretários e compania não poderão concorrer.
.
FILME DE TERROR - "Para o vereador, o projeto também se torma importante no sentido de evitar que Poços de Caldas perca o Hemocentro, caso não consiga número razoável de doadores", afirma a reportagem. É moda. Se não premiarmos doadores, perdemos o Hemocentro. Se não doarmos terreno no Paço, perdemos o Centro de Convenções. Se não definirmos o local, perdemos o Presidio. Engana-se quem pensa que essa ideia mirabolante é obra exclusiva da aparente jovialidade do legislador. Não. Do alto de seus 30 anos e 1.586 votos, confessa ele humildemente que "a sugestão do anteprojeto foi dada por moradores da Zona Sul da cidade".
.
Vou contribuir para coagular essa ideia de vez. Há uma resolução da Anvisa, portanto com força de lei e que deveria ser do conhecimento de todos, especialmente quem cria leis ou assessora políticos nisso, que diz o seguinte: "a doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, direta ou indiretamente". Por altruísta entenda-se o gesto daquele que coloca o interesse alheio acima de seu próprio; por remuneração, dinheiro, lanche ou qualquer outro objeto ou vantagem.
.
Há formas criativas de atrair doadores, e premiá-los definitivamente não é. Afinal, quanto vale um litro de sangue: uma tv LCD, um rádio-relógio ou uma bicicleta?
.

26 comentários:

  1. Acho que vc exagera nos seus comntários..Pô, o cara ta tentando incentivar a doação de sangue, acredito seriamente que ele e nós (doadores) não somos burros o suficiente para achar q trata-se de uma troca....

    Pô, deixa o cara trabalhar.. ou melhor, envie suas idéias então..não fique criticando...ok que as vezes nossos legisladores passam dos limites, Se não faz, vc reclama, se faz vc reclama......cara se candidata, tomare que ganhe e depois vc o que faz... é fácil dar pitaco do lado de fora.

    Prostesto.... ~sou seu eleitor diariamente, mas acho vc algumas vezes incensato.

    ResponderExcluir
  2. Isto é uma piada! O Tiago Cavelagna é professor universitário, tem formação, bem instruído, agora vereador e não sabe que este tipo de iniciativa não contribui em nada.
    Olha vale lembrar que existe pelo país afora e no exterior dezenas, centenas e milhares de organizações do Terceiro Setor doidas atrás de bons projetos para investirem, o vereador está numa Casa respeitada que possui credibilidade e contra-partida suficiente para angariar parceiros importantes que não irão burilar a consciência do cidadão para a barganha.
    Um exemplo: Em 2014 teremos a Copa, tem recursos disponíveis tanto para treinar jovens no inglês como para ensinar a nossa língua aqueles que virão para o Brasil. Existe organizações em busca dessa mão-de-obra para contratação.
    Gente, acorda para uma outra vida!

    ResponderExcluir
  3. Senhor Caruso, Nunca ví, com o devido respeito, um vereador tão mediocre como esse tal de Tiago Cavelagna. E ainda pensa em ser prefeito dessa cidade...
    Voces lembram do "Quinha"? aquele vereador que fazia da lixeira em frente à Prefeitura sua mesa de trabalho? Pois é...
    Prefiro o Quinha...

    ResponderExcluir
  4. Meu caro "eleitor" diário, a questão é como incentivar de tal forma que motive as pessoas a doarem, mas não o suficiente para que escondam na entrevista prévia algum impeditivo de doação. Agora, reclamar, reclamo mesmo. Mas pode ter certeza que sou muito sensato.
    O Luciano tem razão. Há vários projetos federais disponíveis, mas dá trabalho consultar e montar a documentação...

    ResponderExcluir
  5. Rubens, eu não sabia dessa resolução da Anvisa que você citou, mas independente disso a minha opinião é a seguinte: Eu apoio essa iniciativa! Eu conheço pessoas que trabalham no hemocentro, e é um verdadeiro desperdício, nós temos uma infra-estrutura de capital e a quantidade de sangue doado pelas pessoas é mínima, não sei ao certo mas creio que seja menos de 5% da capacidade que o nosso hemocentro tem hoje! É muito recurso humano e físico desperdiçado! E eu não considero uma troca de sangue por bicicleta, e sim uma forma de motivar, eu mesmo já havia comentado com amigos que o governo da cidade precisava urgente tomar uma iniciativa para aumentar os doadores, para fazer valer a pena a construção do hemocentro.

    Bom, essa é a minha opinião.

    E parabéns pelo blog, o mais competente se tratando dos assuntos da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. Vaynard, agradeço as palavras. Não discuto a necessidade de constante incentivo à doação, mas as campanhas devem ter apelo emocional, nunca material.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  7. Me desculpem as pessoas que discordam disso, mas esse é o único jeito de incentivar. E isso não é coisa de Brasil, na Suécia eles compram seu sangue, pergunte se eles tem falta de sangue. No Brasil temos que parar com essa bobagem falso-moralista de que isso não pode, não deve ser assim... apresentem solução então ao invés de ficar dando lição de moral. Essa iniciativa é excelente e o vereador está de parabéns, acho que foi a melhor coisa que o Tiaguinho fez até agora.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, sua opinião merece respeito, todavia a discussão não é sobre moralismo, mas de saúde pública. Não fosse, a Anvisa não se posicionaria tão claramente contrária ao sistema de "incentivo".

    ResponderExcluir
  9. estive no hemocentro em julho,atendimento nota 10 , esclarecimento de informações, organização, limpeza, rapidez no atendimento , cordialidade ...nem mesmo parecia um órgão público.Questionei a uma funcionária sobre a movimentação semanal e por incrível que pareça não passa de cerca de 90 doadores,e nem todos esses doadores se cadastram no banco de doação de medula que também é oferecido ao doador de sangue.Creio que essa questão de venda há de ser discutida, mas não vejo por parte da iniciativa pública campanhas de doação mesmos nas esferas municipais...poderia começar com uma campanha dentro da própria prefeitura e se estender à outras esferas...
    * aproveitando o comentário do Luciano Vieira, pergunto do blog do seu candidato a deputado estadual...será pq apenas não ganhou( mais uma )eleição , deixou de manter o blog em prol dos cidadões poçoscaldenses?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Rubens, obrigado por responder meu comentário. Eu acho que é um pouco de moralismo por parte de muitos que são contrários (obviamente não é seu caso) e arrogância por parte da Anvisa, você e eu somos meros leigos nesse assunto e temos de respeitar a Anvisa, mas por que não vão até a Suécia ver como é? Se a Suécia e outros países europeus fazem, por que o Brasil não pode fazer? Confesso que não sei como isso está hoje na Suécia, não tenho tempo de ficar pesquisando, mas há 5 anos atrás era assim e acredito que continua sendo. A Anvisa ao invés de rejeitar a idéia deveria ir ver como é feito. O fato é que sem incentivo material o povo não vai, nem doação de medula, que tem um apelo muito mais emocional o povo foi, sangue então... Meus colegas da Suécia doavam porque eles pagavam, senão eles não iriam. Infelizmente é assim que funciona e temos que aceitar e não ficar tentando mudar a cabeça das pessoas. O sistema deve se adaptar a realidade, por mais que discordemos o mundo é materialista e isso não mudará.

    ResponderExcluir
  11. Resposta ao Marcos.
    O blog passa por reformulação e em breve estará de volta com novo layout.
    Vincular meu nome ao do Paulo Tadeu continua sendo uma honra, votei nele sim! Quanto ao resultado das eleições respeito a "decisão" popular e estranhei assim como Mosconi, Geraldo Thadeu e o próprio Navarro que se surpreenderam com os resultados. Mas respeito a democracia. Continuo com a mesma posição que sempre tive, sem medo e com várias dúvidas: Onde foi parar os dois cheques de 250 mil dólares doados pela ALCOA para reformas na ETE do Kennedy II? Onde foi parar os 5 milhões de reais empregados nos pisos escorregadios? Alguém aí sabe explicar sobre um FIAT MAREA VERDE? Alguém pode me informar tb sobre o destino da contratação da escola de línguas? Sobre a investigação da Polícia Federal nas esferas de Poços quanto a questão do Instituto Sollus?
    O blog estará a disposição em breve após alguns ajustes e nova paginação. Também estou a disposição de qualquer um que desejar fazer melhor Poços de Caldas. Apoiei duas pessoas em eleições políticas na cidade, uma a vereadora Ciça, minha maior decepção e a outra Paulo Tadeu que com acertos e defeitos continua na mesma luta, mesma postura, mesma decisão e o caráter de sempre!

    ResponderExcluir
  12. Também estou contigo nessa luta Luciano. E no aguardo do retorno do blog, pois era um grande instrumento para manter essa gestão sob observação. Os 5 milhões dos pisos escorregadios eu não sei onde foi parar, mas a reforma das calçadas foi para o brejo, basta passar hoje no quarteirão do Unibanco, um estabelecimento fez de um jeito, outro fez de outro, ou seja, virou carnaval, igualzinho a administração Navarro/Paulinho. E falando em carnaval... como está aquela história?

    ResponderExcluir
  13. Sobre a contratação da Escola de Idiomas, manejamos, em janeiro de 2007, ação por ato de improbidade administrativa, autuada sob nº 0518.07.110911-1. Após improcedência em 1ª instância (março de 2009), aviamos recurso, provido pelo TJMG (proc. nº 1.0518.07.110911-1/002). Os (até agora) condenados ingressaram com novo recurso, julgado improcedente. Até o trânsito em julgado, que visa a recomposição do erário, ainda levará algum tempo.
    Esta demora é usual. Vejam o processo nº 0518.04.069590-1, iniciado em janeiro de 2004, em que outro ex-prefeito está (até o momento) condenado a ressarcir o erário por usar dinheiro público para se promover (publicidade autopromocional) e que ainda não transitou em julgado (cabe recurso).
    Os dois processos mencionados servem apenas para equilibrar os argumentos da (estéril) disputa de grupos políticos (pois ainda estamos em período eleitoral).

    ResponderExcluir
  14. Caruso eis uma questão interessante para vc, com sua lente afinada pesquisar.
    São três os municípios mineiros da nossa região - que eu saiba até agora - que adotam o meio expediente como medida de contenção de despesas. Poços de Caldas, Machado e agora Lavras. Todos nos mesmos moldes, via decreto, expediente das 12 as 18horas e sob alegação da redução nos repasses federais.
    Mas basta acessar o Portal da Transparência para ver que a redução não aconteceu, uma vez que os valores divulgados no sítio figuram como REPASSADOS.
    Será isso uma manobra? Um movimento em cadeia nas prefeituras da região? Se não houve redução de repasses por parte do governo federal, será que houve por parte do Estado? Outro dia vc publicou que a prefeitura pagava despesas do estado para suprir demandas de serviço, isso eu já sabia. Inclusive viaturas do presídio (estado) estavam sendo abastecidas pela prefeitura, é só auditar. O que está acontecendo na nossa região?

    ResponderExcluir
  15. reformulação...coincidência com o resultado das urnas?( talvez)...agora sim vamos poder avaliar a real função daquele blog, se era apenas para se auto promover ou se realmente tem outro objetivo...com tantos dados e denúncias a militância local esbarra na falta de atitude legal junto ao ministério público.De todas denúncias feitas no referido blog nenhuma foi transformada em acusação formal ou processual, vide exemplo de uma determinada mineração que o blog temeu em citar ou cobrar punições junto aos órgãos ambientais, assim foi com o caso do DMAE, DME,PMPC e outros assuntos abordados com tanto afinco e desejo de punição , mas esquece que informação existe para ser usada para um bem maior e não apenas para esbraveja-la aos ventos... atitude é a palavra...
    quem tem um advogado pelo partido, tem denúncias e provas e não faz nada, para mim se chama cumplice ou tem medo da reciprocidade...

    *no aguardo do blog "reformulado"...

    ResponderExcluir
  16. Caruso ainda sobre essa questão de criação de projetos e programas que possam contribuir para o desenvolvimento social, os vereadores deveriam conhecer algumas vias.
    Não existe nada mais viciante que um computador conectado a rede. As Casas de Passagens disseminadas por toda cidade, a maioria como meros dormitórios e espaço para cabeça vazia, poderiam anexar telecentros na sua estrutura.
    Uma visita rápida pelos sítios do IPSO, ONID e uma leitura no PROINFO, boa vontade, queima de fosfato e alguns documentos, são ingredientes suficientes para captar recursos e equipamentos para formarem esses telecentros. Posteriormente, esses meninos que vagueiam entre as Casas e ruas estariam compenetrados nas potencialidades da rede e poderiam ser capacitados a desenvolverem estudos e projetos na área digital. Um grande aliado no combate ao crack é a informática, viciante e poderosa como qualquer droga e ainda com a vantagem de ser controlada.
    A própria rede seria uma ferramenta gratuita e eficaz no fortalecimento de campanhas para fomentar a doação de sangue.

    ResponderExcluir
  17. Luciano,

    foi bem lembrada a atuação da vereadora Ciça. O q aconteceu com ela?
    Sei de várias pessoas q votaram nela pela propaganda eleitoral, pois acreditaram q ela ia a questionar e n aceitar quaquer coisa.
    Mas depois q tomou posse, o q aconteceu? Ela mudou mto. Parece que ela está em lua de mel com a nova profissão.

    ResponderExcluir
  18. Vou fazer um apanhado de tudo. Fundei a ONG Solidariedade Social, corri atrás sozinho e retirei toda documentação necessária para funcionar em regime de creche. Captei recursos, sozinho, junto a CBA - prestei contas de cada centavo doado pela empresa - comprei todo equipamento e trouxe para dentro do meu espaço 43 crianças que aguardavam na fila de espera da prefeitura na época Navarro. Fui até a prefeitura e propus parceria, uma pessoa procurou-me com uma proposta indecente, absurda e que não aceitei. Não consegui nenhum recurso. Tive que zangar com a ALCOA, na época, por ter critérios diferentes para algumas entidades. Percebi que nosso projeto não receberia ajuda nem da prefeitura. Não recebi apoio de nenhum partido, tampouco de algum político. Recebi sim, diversas fiscalizações radicais, recebi alguns policiais sem mandado algum querendo adentrar a ONG. Fui, pelas circunstâncias - sem dinheiro e sem apoio, obrigado devolver as crianças para seus familiares e encerrar o trabalho. Reuni alguns amigos, convocamos uma assembléia e alteramos o estatuto da ONG. Vamos combater corrupção! Integrei a uma rede nacional de combate a corrupção, passei cinco dias em Brasília fazendo curso com auditores da CGU,auditores do SUS e da Receita Federal. Fiz excelentes contatos. Criei a Corneta um jornaleco que satirizava as situações que aconteciam na cidade. Navarro cassou. Criei o Trombone...

    ResponderExcluir
  19. (continuação)Trouxe à Poços a Caravana da Cidadania do Instituto de Fiscalização e Controle composta por auditores da CGU, do SUS e da RECEITA FEDERAL. Entreguei cópias de diversos documentos. No Trombone a ONG denunciou o Instituto Sollus, os cheques de 250 mil dólares doados pela ALCOA ao DMAE, a padaria que não saiu do papel na zona rural, questões sobre asfaltamento, questões sobre concursos públicos, a WATTAL e suas dívidas com o Estado e etc. O vereador Marcus Togni, na época, cassou a Utilidade Pública da entidade, coisa inédita em Poços. Depois de aprovada por unanimidade criaram uma história de que faltava documento.
    E aí, apareceu Ciça, que eu não conhecia e nem sabia quem era. Pediram que colasse em mim, que colasse a imagem dela no jornal. Não recebi nenhum centavo por isso, absolutamente nada! A Ciça nunca escreveu uma linha do Trombone, nem o discursos dela no palanque, nem as duas falas dela na TV durante a eleição. Dei todas diretrizes da campanha dela. Passei a carrega-la debaixo do braço. Analisei que por ela não ter nenhum eleitorado específico, não ter desenvolvido nenhum trabalho social, haveria somente um espaço - o vácuo deixado pela Ana Guerra associado ao eleitorado que seria fiel ao Paulo Tadeu. Então era preciso criar um esteriotipo de mulher comprometida, corajosa e determinada. O trabalho de combate a corrupção eu havia iniciado bastava associar a pessoa dela. Deu certo a estratégia, mas era preciso tornar verdade aquela promessa e no fundo do meu coração imaginava que Ciça era de fé!
    Não passei fome com minha família porque poucos amigos me resgataram, ganhei inimigos ferrenhos que se utilizam do poder para criarem boicotes. Quer um exemplo bem atual: Recentemente um jornal entrou em circulação, já na terceira edição do pequeno jornal, tá lá uma propaganda institucional da Câmara Municipal coisa que nem o Mantiqueira tem.
    Hoje eu toco um jornal, com ajuda de amigos, ganho dinheiro limpo, não figuro em caderneta de traficante, não me aproprio de forma indebita de algo que não me pertence, enfrento minhas lutas de cara limpa e tive que ver a Ciça apunhalar-me pelas costas. Uma coisa que fazem por aqui com muita eficiência é fofoca e difamação quando querem se livrar de alguém que de alguma forma acham que ficaram devendo algo. Eu acredito que Poços pode e merece mais do que tem, acredito que na esfera política local tem gente boa dos dois lados,acredito que um pouco mais de visão e boa vontade daria para formar ótimas parcerias e bons projetos. Eu tenho gratidão por algumas pessoas que saberei retribuir no momento certo, uma delas é o Dr. João Batista Ferreira Monteiro.
    A política local sofrerá grandes mudanças assim como a estadual com a saída do Aécio Neves do PSDB e isso tem muito a ver com Poços. Fiquem atentos! Se querem de fato melhores condições se organizem desde já!

    ResponderExcluir
  20. Ao Marcos
    O Blog do Paulo Tadeu o nome já define, é do Paulo Tadeu, ele quem vai decidir se volta ou não. Eu faço a edição, atualizo e divulgo. Para saber, o blog figura entre os 100 no concurso Top Blog 2010 concorrendo com outros maiores. Eu retornaria com o blog, pois é uma ferramenta extraordinária, consegui levar mais de 1000 acessos por dia conforme relatório do Google Adsense. Independente de partido, interesses políticos ou não, a ferramenta deveria ser mais explorada, divulgada e apreciada pela comunidade local.
    Veja o que faz Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Carlos Azenha, Mino Carta e outros.
    Um exemplo é este blog. Se catalogarmos todo material divulgado aqui teremos um livro excepcional com relatos e momentos fantásticos. Então, como nesta cidade a memória se perde, esses blogs poderão ser em determinado momento um enorme acervo da história política de Poços de Caldas. Tudo isso é ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Seria o processo 0518.04.069590-1 o qual foi citado pelo Dr Sidnei Boccia , referente à adesivação de carros públicos alusivo às "obras realizadas" na gestão Paulo Tadeu? Certa vez o questionei no seu blog sobre essa propaganda irregular , sua resposta foi que não havia irregularidades no seu ato e por isso até então não havai sido punido, foi uma pena não ter dado um print screen aquele dia...

    ResponderExcluir
  22. Legal sua trajetória Luciano (não é ironia) , mas esse momento de virar Duda mendonça foi complicado e de grande aprendizagem , criou um personagem que não existia , vendeu aos eleitores uma imagem daquilo que não representava a pessoa...vc deve se lembrar de quando comentei no blog do Paulo que partidos são apenas um monte de siglas que no final fazem de tudo para obter o máximo de retorno pessoal...

    ResponderExcluir
  23. Luciano,

    não te conheço e, para ser sincero, faço restrições aos blogs q vc citou. Me parecem pessoas comprometidas mais com o famoso projeto de poder que temos hj do q com um projeto de país. Tipo alinhadas demais com a situação reinante. A gente desconfia de quem elogia este governo federal. N da p defender o q n tem defesa: esta podre. Eticamente podre. É mais sincero propor uma terceira via. O povo n e bobo.
    Mas reconheço que falta uma oposição séria em Poços, que demonstre seu comprometimento com a sociedade.
    A oposição é fraca, distante dos pleitos da população e no caso do PTadeu me pareceu, em sua gestão, carregada de um autoritarismo que a cidade n aceitou, além de ser uma gestão vazia de projetos e obras concretas.
    Dou força para q vcs repensem esta oposição q a comunidade carece e toda a cidade perde c esta unanimidade burra reinante. Precisa ter gente p por o dedo na ferida e q o povo perceba q é um projeto sério, voltado p ele.
    Do jeito q está, n da p confiar nem na situação nem na oposição.

    Mas gostei de saber da Ciça. Desde q ela assumiu, deu p perceber q o governo ganhou mais uma aliada na Camara. Ela n foi eleita para fazer oposição? Não gratuita, repito. Mas o seu eleitor queria gente q fizesse um contraponto a esta maquina instalada no poder q não respeita nada e se julga acima do bem e do mal.
    N precisa fazer como ela esta fazendo, se metamorfoseando escancaradamente. Deu p perceber q ela n e confiavel.
    Espero q as urnas, daqui a dois anos deem o seu recado a ela.

    ResponderExcluir
  24. O resultado das urnas em Poços de Caldas está bem vinculado algumas coisas que precisam ser analisadas. Segmentos que se organizam e crescem e bem na ponta destes segmentos, líderes se mantêm em prol dos seus próprios interesses. Isto é ruim para todo mundo. A cidade não abre suas porta, cria-se uma retranca muito forte e nossos espaços não produzem educação, tecnologia, turismo e desenvolvimento. Creio, que as mazelas na saúde da nossa gente, associa-se a uma enorme falta de perspectiva de dias melhores e incapacidade que o povo tem de se expressar. A Altitude, mais uma enorme pressão e os baixos salários que imperam em Poços só levam a casos de depressão e suicídio. Percebo que nestes 11 anos que resido aqui a cidade foi tornando-se mais triste, ilusória e ineficiente. Isto dá um enorme desespero.

    ResponderExcluir
  25. Para não dizerem que não apresento propostas, em nossas represas poderiam ser estruturados condomínios aquáticos para criação de tilápias. E, nos diversos terrenos desocupados e mal cuidados da cidade, o Programa do Governo Federal dispõe de verba para agricultura familiar ao contrário de abastecermos nossas feiras com hortaliças e legumes vindos da CEASA paulista que levam parte das nossas divisas.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Luciano por abrir a verdade sobre o que levou Ciça chegar num cargo tão importante e que ela não demonstra ter nenhuma afinidade e compromisso. Eu fui um dos 1108 eleitores que você conseguiu com maestria e inteligência vender o produto e que estou arrependido. Posso devolver?

    ResponderExcluir