quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A LEI DO CIRCO

O circo chegou! Está em Poços de Caldas o “Circo Popular do Brasil”, montado naquele terreno de sempre na Avenida João Pinheiro, pertinho do hospital da Unimed (aliás, perto demais de um hospital...). O anúncio publicado pelo circo em alguns jornais locais traz atrações interessantes, como trapezistas, palhaços, globo da morte, além de "Bob, o chimpanzé amigo das crianças" e o "Grande Urso Negro Americano". Urso? Grande?

Pois saiba que em 09/07/2008 a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou a lei 8.483, que “dispõe sobre as normas e os procedimentos para a obtenção de licença para a atividade circense com animais, no município de Poços de Caldas”.

Muito bem. O artigo 7º da tal lei diz claramente que: “No âmbito do Município de Poços de Caldas, fica proibida a utilização de animais ferozes de quaisquer espécies de pequeno, médio e grande portes, assim considerados todos aqueles com índole de fera e capaz de colocar em risco a vida dos cidadãos, em quaisquer circunstâncias, especialmente espetáculos públicos de circo, teatro e similares”.

O legislador não poderia ter sido mais claro: é proibido utilizar animais ferozes de qualquer tamanho. Ora, se o “grande urso negro americano” não é um animal de “índole feroz”, qual bicho é? Cachorrinhos poodle não são, nem peixinhos dourados, muito menos pererecas. Para mim, só existem dois tipos de urso que não têm a tal da “índole feroz”: os de pelúcia e os empalhados.

Não adianta me dizer que o dono do circo ou “autoridades” no assunto afirmam ou garantam que este urso em especial é manso, bonzinho, nunca comeu o braço de ninguém. Todo dono de pitbull que atacou uma criança sempre afirma que o cachorro era bonzinho, nunca havia se alterado. Isto logo depois de mostrar a boca do cachorro cheia de sangue. Humano.

Lugar de animal selvagem é na natureza. Ou no zoológico, pois ursos não são nativos do Brasil. Podem me jurar de pé junto que ele sempre foi bem tratado, só come filé mignon e vegetais frescos, que foi treinado ganhando torrão de açúcar, que nunca apanhou. Pois é. Numa jaula, de caminhão para todo lado, uma hora o bicho estressa. Ou será que ele é bonzinho e dá para dar uma voltinha todo dia com ele no Relógio Floral?

Podem dizer que e lei é correta ou não, mas é lei, e deve ser cumprida. Mas um mês depois de promulgada já foi rasgada?

Por favor, alguém me corrija se estou errado. Ou será que urso é animal doméstico?

Um comentário:

  1. olá, rubens!

    perfeitas suas palavras!

    ficamos tão indignados com a palhaçada q é esta lei que fizemos uma manifestação, no centro da cidade, solicitando à população assinar um abaixo-assinado p/ o município proibir apresentações circenses com animais de qqr espécie, exceto humana.

    conseguimos 963 assinaturas e continuaremos até outubro quando será entregue à câmara dos vereadores.

    contamos com sua colaboração! :)

    ResponderExcluir