sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CIDADES MINEIRAS

Para encerrar a semana, vou fugir um pouco dos temas locais -em especial os assuntos políticos- para um assunto “estadual”. Só para relaxar, ok?

Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios: nada menos que 853 cidades integram a geografia do estado. Deve ser difícil governar um estado com tantas cidades, pois há um volume grande de solicitações e recursos para tantas localidades. Se por hipótese o governador visitasse uma cidade por dia, utilizaria mais da metade do seu mandato só nesta atividade. Assim, muitas destas cidades provavelmente nunca receberam ou receberão a visita do governador.

Um ponto que me chamou a atenção é a criatividade para denominar tantas cidades. Só com nomes de santos e santas são 104 localidades, segundo o site da Assembléia Legislativa do Estado.

Alguns municípios têm nomes bastante exóticos ou curiosos, e preparei um lista com os que considerei mais interessantes. Boa parte deles eu não conheço. Tomara que o governador não seja como eu. Veja só:

Abre Campo; Água Comprida; Alpercata; Bom Despacho; Bom Repouso; Bonito de Minas; Cascalho Rico; Catas Altas da Noruega; Chiador; Cipotânea; Coluna; Comercinho; Datas; Dores de Campos; Entre Folhas; Fervedouro; Formiga; Funilândia; Grão Mogol; Jampruca; Japonvar; Ladainha; Lontra; Luminárias; Malacacheta; Mamonas; Manga; Matutina; Moeda; Onça de Pitangui; Pai Pedro; Passa Quatro; Passa Tempo; Passa Vinte; Passabem; Pavão; Perdigão; Periquito; Pescador; Piau; Pintópolis; Piumhi (Piuí); Planura; Ponto Chique; Rubim; Sem-Peixe; Tiros.

E antes que alguém me diga que só fiz esta relação porque sou paulista, veja algumas de SP:

Alumínio; Ariranha; Bálsamo; Fartura; Motuca; Óleo; Populina; Quadra; Rubiácea.

Páreo duro. Faltou alguma de Minas? Mande para mim!

A propósito: Pintópolis fica na região norte do estado, distante 615 km da capital mineira; tem pouco mais de 30 mil habitantes, denominados pintopolenses.

Um comentário: