Chamou minha atenção a existência de alguns "outdoors" com a mensagem acima (foto feita em 10/9), nas margens das obras da Avenida Alcoa. Não sou autoridade no assunto, mas é possível perceber a presença -intencional ou não- da chamada "propaganda subliminar". Uma boa definição do assunto está no site http://www.mensagens-subliminares.kit.net/, que diz:
"As mensagens subliminares são usadas quase que sempre para fins publicitários, e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente."
Não é tão complicado assim. Você passa pela avenida, lê uma ou mais daquelas placas, e sua mente, sem que você se dê conta, transforma-o numa pessoa "grata" ao governador. Sim, a partir de agora você deve um favor a ele. Assim, sem motivo aparente. Ele "ajudou" com uma verba para obras? Ele "deu" uma parte do dinheiro para que a avenida fosse concluída? Político eleito, ocupando mandato executivo, não "ajuda" nem "dá" nada. Só se ele desse do bolso dele, o que -lógico- não é o caso.
Se existe alguém a quem se deve agradecer, este alguém é o povo. Ou você nunca pensou que a conta da Avenida Alcoa ou de qualquer outra obra pública sai do seu bolso? Empresas públicas ou privadas pagaram parte da conta de uma obra? Pode ter certeza que não é apenas benevolência. Ninguém faz caridade assim.
Também não sei quem pagou as veiculações das placas ou se foram veiculadas sem custo. Se foi a prefeitura que pagou, jogou o dinheiro do cidadão no lixo. Respeito o governador -se não tivesse talento e capacidade não estaria onde está (e pode ir mais longe), mas penso que ele não precisa ser elogiado com propaganda deste tipo, agradecendo alguma coisa não explícita. Ainda mais uma propaganda sem assinatura, que "homologa" a dívida de retribuir o "favor" por todos os cidadãos de Poços de Caldas. Que dívida?
.
Rubens
ResponderExcluirExcelente o seu texto. Parabéns.
O problema do Brasil é que raríssimas são as pessoas que conseguem ver essas irregularidades e reclamar o mau uso do dinheiro.
Grande abraço
JCTeixeira
Também gostei desse "puxão de orelha" em nós, eleitores. Será que ninguém percebe o grau subliminar do outdoor, em ano e época de eleição?
ResponderExcluirNós, eleitores e cidadãos, temos que nos ater a esses detalhes e sempre nos policiarmos para evita coisas desse tipo.
Parabéns tb!
Beijos,
Cathy