quarta-feira, 29 de outubro de 2008

OUTUBRO ROSA

O câncer de mama é uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil.

Por conta disso, monumentos históricos e edifícios privados de grande destaque estão iluminados de rosa durante o mês de outubro em muitas capitais brasileiras, numa ação faz parte do movimento “Outubro Rosa –Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” e da campanha “Não aceite informação pela metade”, ambos idealizados pela FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

O movimento “Outubro Rosa” foi criado a partir da ação homônima realizada na Califórnia, em 1997, marcado pela iluminação de monumentos históricos. Tomou proporções mundiais e iluminou a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O movimento e a campanha têm o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso de qualidade e eficiente ao tratamento e reabilitação da mulher, diminuindo o tempo de espera entre a descoberta da doença e o seu tratamento, que atualmente é de 180 dias no SUS -Sistema Único de Saúde.

A partir do ano que vem, o exame mamográfico será uma obrigatoriedade, por conta de lei federal sancionada pelo presidente da República no final de abril deste ano, que determina este direito às mulheres pelo SUS. (fonte: http://www.oncoguia.com.br/).

Como os prédios e mounumentos da cidade não estão "coloridos" e o mês está acabando, Viva Poços! aderiu sozinho à campanha, "iluminando" de rosa o prédio da prefeitura.
.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Na hora que vi a foto, antes de ler o texto, pensei mesmo que a Prefeitura houvesse aderido à campanha...
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir