Domingo passado (16/11) a Prefeitura realizou, pelas mãos da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Serviços Urbanos, uma "blitz" na feirinha que acontece na Praça Dom Pedro II.
O local -em tese- deveria abrigar apenas barraquinhas para venda de produtos artesanais, de origem não industrial. Além disso, alguns espertinhos estavam ocupando áreas acima do permitido, com barracas "ampliadas". Inventaram o "puxadinho-artesanal". Terão até o final do ano para se enquadrar.
Nas palavras da Secretária de Turismo, publicadas no site da Prefeitura, “os artesãos compreenderam que não se trata de perseguição, mas sim de fazer um esforço comum para moralizar a Feirinha, tornando o local novamente o principal ponto turístico da cidade, através da retomada total da comercialização apenas de trabalhos artesanais”. E eu, muito ingenuamente, achava que o principal ponto turístico da cidade era o Cristo Redentor. Tolinho...
Já que é a feirinha "o principal ponto turístico", e ainda precisa ser moralizada, gostaria de entender como é que houve esta fiscalização e nenhum (repito, destaco e grifo, NENHUM) fiscal, funcionário público, secretário ou outra autoridade, se deu conta de que naquela mesma praça está instalada uma "piada" no local onde falta o guarda-corpo na ponte da Rua Santa Catarina. Ainda para "moralizar", que tal dar um jeito naqueles "trailers" que servem de lanchonete na praça, a exemplo dos que existem junto ao Palace Casino? Feios, mal-ajambrados, com nomes estranhos, também precisam ser "moralizados" pela Prefeitura, em nome do "turismo".
Para finalizar, vasculhando meu arquivo de fotos, achei a imagem acima, da mesma Praça Dom Pedro II, de julho de 2008. Já naquela ocasião a tal "ponte do Batman" (veja no post de 14/11) estava danificada (indicado na foto pela moldura amarela). Quatro meses depois continua lá. Virou uma daquelas "instalações" esquisitas que aparecem na Bienal de São Paulo. Já pensou? Pode até acabar como a "principal atração turística de Poços de Caldas", desbancando a feirinha!
.
Já faz muito tempo que não vou pra Poços, mas quando saí tinha muita coisa que não se ouvia falar em arrumar, como por exemplo, a Rua Marechal, que estava bastante FEIA.
ResponderExcluirAs autoridades têm que ficar atentas nos pequenos detalhes, para que a nossa cidade não chegue ao ponto que a cidade que resido hoje em dia. Uma cidade abandonada HORRÍVEL e que cheira muito mal, mas que não seria ético da minha parte dizer o nome.....
Os moradores de poços têm que reclamar e exigir atitudes das autoridades em relação a essas "pequenas" coisas.