domingo, 22 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Faltou água no Dia Mundial da Água. No domingo, 22 de março, o mundo todo comemorou a data, e em Poços não foi diferente. Mas o presente para a população -acredite- foi um aviso do DMAE informando que cerca de 50 bairros da cidade poderiam ficar sem água, por conta de manutenção numa das estações de tratamento. Parece "piada pronta": no dia da água, a homenageada faltou. Melhor que essa só a Sinfonia das Águas do ano passado, arrasada pelas águas de uma tempestade. Cômico não fosse trágico.

Em Poços, apesar da aparente abundância de água que jorra em muitas fontes da cidade, uma notícia é desanimadora: nada menos que 35% da água tratada para consumo no município é desperdiçada, de acordo com o DMAE, contra já absurdos 20% do mesmo índice em nível global.

Além do desperdício "normal" (torneira que pinga, cano escondido que vaza, varrer a calçada com água, entre outros), há o problema das ligações clandestinas, já que quem não paga evidentemente não economiza. Há muitos imóveis nesta condição em Poços, assunto que deveria sair da esfera do departamento e ir para a delegacia de polícia.

Poços tem 100% da população urbana recebendo água tratada e quase a totalidade com esgoto coletado, mas segundo consta nosso esgoto desce rio abaixo e termina sua viagem na represa de Caconde. De acordo com o site do DMAE, o volume de esgoto coletado é de 14 milhões de m3/ano, mas apenas 1.1 milhão de m3 são tratados. Falta muito para nos orgulharmos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário