Sempre defendi a tese de que o monotrilho deveria ser recuperado. Pensava, por exemplo, em arquitetos e urbanistas visitando Poços de Caldas, produzindo longos estudos sobre a convivência improvável de monotrilhos e charretes, andando paralelamente.
.
.
Sonhei -como deve ter sonhado seu construtor um dia- que poderíamos ter uma "filial" do monotrilho que há no Disney World da Florida, EUA (clique na imagem acima para ampliá-la), transportando turistas e habitantes da cidade.
.Agora cansei do monotrilho. Minha convivência diária com ele tornou-se aborrecida. Evito passar pela Avenida João Pinheiro, tenho medo dele. Aquela imagem sombria, verdadeiro fantasma não camarada, me observa por trás da vegetação.
.Há seis anos, desde que elegi Poços de Caldas para ser "minha cidade", ouço o batido discurso das autoridades -prefeitos, secretários e outros ocupantes de cargos eletivos, comissionados ou concursados- dizendo: "temos que resolver a questão do monotrilho". Agora é chegada a hora de trocar o "temos" pelo "vamos": vamos resolver o problema do monotrilho. De uma vez por todas, e rapidamente.
.Não vou entrar no mérito da discussão do projeto, dos eventuais incentivos diretos ou renúncias, se deveria ter 20 ou 30 km. Isso tudo é passado. Agora temos que olhar para frente, e o futuro mostra que não podemos mais conviver com um esqueleto que insiste em sair diariamente do armário.
.Razões não faltam, e a mais elementar é a poluição visual. Interfere no que Poços tem de mais bonito, que é a paisagem natural em casamento com seus edifícios históricos. Se da Urca olho a Estação Ferroviária, lá está ele. Se subo a serra e fotografo a cidade lá embaixo, "quem" está na foto? Quando sento no Café Concerto, lá está ele. Passeio de teleférico? Idem. Mesmo da janela do meu apartamento tenho visão para o concreto de sua estrutura. Criei até uma expressão: "onipresente inútil": está em todo lugar, mas não serve para nada.
.Recentemente circulou um boato na cidade dando conta de que o monotrilho seria reativado e voltaria a circular no próximo aniversário da cidade. Não dei crédito. Honestamente nunca o vi em operação, mas toda vez que alguma testemunha fala dele é sempre com a testa franzida.
.Quinta-feira, na segunda audiência pública sobre orçamento municipal 2010, questionei as autoridades presentes sobre o assunto e duas respostas me surpreenderam: "o monotrilho não pode ser demolido pois, não teríamos onde colocar o material". Com toda a tecnologia que há disponível, não consigo pensar nisso como problema. A outra colocação foi que "há estudos para transformar a estrutura em uma espécie de pista de cooper ou caminhadas". Estou só reproduzindo o que eu e mais umas 20 pessoas ouviram -"projeto" tão incrível quanto desnecessário, fosse verdade.
.Espero uma atitude corajosa e rápida de nosso prefeito em relação ao tema, com a mesma firmeza que demonstra ao falar da construção do presídio na zona sul ou exige que seus secretários sejam signatários da "Carta da Cascata", como ficou conhecido o compromisso de reduzir fortemente as despesas das Pastas muncipais, após reunião de 10 horas realizada recentemente na Cascata das Antas. Chegou a hora de dizer o velho "ou vai ou racha". É particular? Ou funciona ou esquece. Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a prefeitura e o titular do equipamento, diante do Ministério Público, é suficiente: se não entrar em operação em determinado (e curto) espaço de tempo, deve ser demolido, desmanchado ou outro nome que se queira dar para encerrar o sonho que virou pesadelo.
.
Coragem. Mesmo que seja a coragem de assumir que "nada podemos fazer". Seria mais objetivo do que continuar chovendo no molhado do "temos" e deixar o "vamos" para um futuro governante. Vou cobrar.
.
Muito bom seu blog falando aqui da cidade !!!
ResponderExcluirNão consigo vislumbrar outra solução que não seja a completa demolição desse trambolho.
ResponderExcluirTriste, muito triste mesmo...
ResponderExcluirJa vai tarde. O "onipresente inútil" já teve tempo suficiente pra se mostrar recuperável.
ResponderExcluirTem que ser demolido antes que caia , de novo, na cabeça de alguém.
Coragem Sr. Prefeito !
Acredito que tenha solução sim !!
ResponderExcluirPq nao "arrendar" esta estrutura toda e deixar que uma empresa tome o controle e administre isto!!
Abram licitação e mandem bala...
Quem sabe saia o nosso trem bala..hehehe
Sou a favor de talvez aproveitar a estrutura, isto é, se não estiver comprometida pelo desuso. Senão, a melhor alternativa é destruir. Será que tem arquiteto, engenheiro ou algum bom samaritano que ache uma boa opção para o trambolho??!!
ResponderExcluirParabéns Rubens pelo post.
ResponderExcluirEu acompanho integralmente a opinião do Adriano Mussolin.
Arrumar o que já está comprometido fica mais caro e os resultados serão inúteis.
Além disso, os gastos depois do início dos "reparos" vão sempre variar (para maior, invariavelmente) e a conta acaba sobrando para os contribuintes...
A foto postada pelo Rubens do monotrilho da Disney, pode ser a resposta para a solução em poços...
ResponderExcluirO que vocês acham da idéia de uma parceria com o sistema de lá, para restaurar o daqui. (Já dizia o personagem "Marquinho" na rádio rock, uns anos atrás: -Os americanos são muito melhores"...)
Antes que os adeptos à destruição me crucifiquem, quero que fique claro....é só uma viajante idéia...vamos discutir...
Nilton, nem espalhe essa idéia. É bem capaz de ter gente querendo ligar Poços à Disney via monotrilho.
ResponderExcluir(hua hua hua)...
Just wondering, traveling...
hahaha, ok, ok, não falo mais...rs
ResponderExcluirSALVO ENGANO MEU, POÇOS DE CALDAS "SERIA" A ÚNICA CIDADE BRASILEIRA A POSSUIR UM MONOTRILHO AINDA QUE FOSSE APENAS PARA FINS TURÍSTICOS, A EXEMPLO DO QUE ACONTECE COM O TREM MARIA FUMAÇA QUE VAI DE TIRADENTES A SÃO JOÃO DEL REY. INFELIZMENTE FALTA VOCAÇÃO TURÍSTICA DE QUEM DEVERIA FAZER E TAMBÉM DE QUEM DEVERIA COBRAR.
ResponderExcluirIsso é uma verdadeira vergonha para a nossa linda cidade.Esta (obra de arte)maravilha rsrss, que vergonha...grande obra mesmo!!! obra inútil para uma cidade como a mossa. Deveriam ter pensado e ter planejado algo que realmente iria servir...
ResponderExcluirEstive pela primeira vez em Poços de Caldas no último fim de semana de 21 à 23/01/2011, onde fiquei maravilhado com a estrutura do monotrilho e o seu traçado nesta cidade. Como geógrafo, formado pela UERJ., tirei bastante fotos do empreendimento, como também, da parte que desabou, ou foi sabotada como frisaram muitos moradores com quem conversei. O monotrilho é viável, burrice seria derrubar este "city marketing", de um povo inteligente, com uma linda cidade de ruas limpas e povo educado. Reativação do monotrilho sim. Viva Poços de Caldas, ja basta sem a ferrovia.
ResponderExcluir- Eu quero o monotrilho funcionando...vamos trabalhar srs.
ResponderExcluir- Fatos mais graves foram resolvidos, não vamos sucumbir diante de um problema tão simples.
vontade política meus caros...
Só tenho uma coisa a dizer sobre o monotrilho:
ResponderExcluir"Joga no meu lixo!"
Penápolis vai virar em breve uma Estância Turística, esse monotrilho não ficaria nada mau por lá.
(Pra quem não sabe, Penápolis fica a 50 Km a sudoeste de Araçatuba, estado de SP)
Rubens Caruso escuta essa ( enquanto uns choram outros vendem lenços... essa é a hora de vc vende o lnço mu caro....
ResponderExcluircomo vc sou de sp e nós sabemos onde dá dinhero não é mesmo..rss
entã faça uma midia em cima desse monotrilho abra um associaçao recupera o que caiu do monotrilho ( que talvez saboraram mesmo por causa dos prejuizos ao transp. publico vc sabe do que eu estou dizendo ) faça-o funcinor e vc será o próximo prefeito de poços um lugar lindo.. abraços vc é dez !!! mande-me email juniorgmartins@hotmail.com
Olha que coincidência, hoje faz um ano que o colega postou esta nota.
ResponderExcluirEu sou de São Paulo, SP, e visitei Poços em 2008. Naquela ocasião fiquei tentando entender por que aquele trilho suspenso atravessando a linda cidade não estava funcionando. Imaginei um dia voltar e passear pela cidade naquele veículo. Eu particularmente acho que seria mais uma boa opção de turismo para a cidade que já é tão rica em pontos para se visitar, e continuaria sendo um prazer olhar para sua magestosa paisagem.
Gostaria de te perguntar: coloque-se neutro e tente levantar qual é a vontade da maioria aí entre os moradores, agora um ano depois, reativar ou não este transporte?
Um abraço,
Airton Alvares
oi
ResponderExcluirMuitos anos atrás visitei Poços algumas vezes, e cheguei a andar no monotrilho, do Mercado até a Fábrica de Cristais.
ResponderExcluirSinceramente, acho que seria melhor a reativação dos trens de passageiros Poços - Campinas - São Paulo, beneficiando milhares de pessoas de Poços e de outras cidades como Águas da Prata, Mogi Mirim etc.
eu acho que deveriamos reativa-lo pois os turistas iam gostar bastante!
ResponderExcluirHa entendi Caruso, você é do setor automotivo, tá certo tem que derrubar mesmo.....Todo mundo quer que tenha mais transporte urbano na sua cidade, para os outros usarem e o trânsito ficar melhor para você!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirDelirou. Vá ao www.memoriadepocos.com.br e veja um pouco da minha luta quase solitária pela volta do trem.
ResponderExcluirDepois podemos discutir minha opinião sobre transporte em Poços de Caldas. Agora, se o trânsito ficar melhor vai ser para todo mundo. Inclusive eu, "do setor automotivo".
Cheguei até a mandar uma cartinha ao Papai Noel pedindo a volta do monotrilho, mas pelo jeito ele só respondeu ao pessoal ali do casarão da Francisco Salles...