quarta-feira, 1 de abril de 2009

PAC NO LIXO

A prefeitura de Poços deve concluir as negociações para a obtenção de R$ 2,3 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para instalação do "aterro sanitário padrão" na cidade, importância que, segundo a prefeitura, "vai garantir o correto manejo dos resíduos sólidos pelos próximos 20 anos".
.
A verba vem do PAC e a assinatura do convênio (empréstimo, financiamento ou outro nome que se queira utilizar, mas que não é de graça) permitirá transformar o atual aterro controlado em aterro sanitário -em 2005, o lixão de Poços foi "promovido" a aterro sanitário.
.
A nota da prefeitura destaca depoimentos da secretária de Planejamento e ignora a secretária de Serviços Públicos, esta herdeira do colossal problema que se arrasta desde o ano passado no lixão, provocado pela falta de equipamentos, culminando na lamentável situação do local, assunto bastante discutido na cidade. Tenho que tirar o chapéu para a secretária Maria Lúcia, pois aguentou pressão forte em relação ao tema, que agora caminha para a solução.
.
Ainda de acordo com a prefeitura, "a quantidade média estimada de resíduos sólidos urbanos gerados no município de Poços e que deverá ser disposta no aterro sanitário é de aproximadamente 3.000 toneladas por mês". Cada habitante gera, diariamente, 650 gramas de lixo". Eu peso 95 kg, o que significa - em hipótese- que a cada cinco meses gero meu peso em lixo. Curioso.
.
TIPOS DE "LIXÃO"
.
LIXÃO - é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, que penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender.
.
ATERRO CONTROLADO - é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e captação de chorume e gás. Esta célula adjacente é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível, como forração ou saibro.
.
ATERRO SANITÁRIO - é a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos, que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado com o nivelamento de terra e selamento da base com argila e mantas de PVC. Com essa impermeabilização, o lençol freático não será contaminado pelo chorume, que é coletado e encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado, prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.
.
.

Um comentário:

  1. Olha eu acho que deveria ter caminhoes de coleta de reciclaveis passando por todos bairros !!!Pois isso não tem em todos!!!Deveria ter concientizaçao da populaçao !!!Todos deveriam separar o lixo !!! Deveria também acabar com as sacolinhas plasticas !!! E esse aterro tem q sair de otima qualidade ....em relaçao ao lixo todos reciclados ,tanto a sacolinha ate os eentulhos ,isso tudo pode ser bem aproveitado!!!

    ResponderExcluir