segunda-feira, 25 de maio de 2009

PRAÇA "INAUGURADA"

Duas historinhas: um dos maiores empreendedores que o Brasil já viu -e em cujas empresas tive a oportunidade e o orgulho de trabalhar- foi Matias Machline, falecido em 1994. Certa feita, num happy-hour qualquer, um amigo me disse: "não acho o Machline um grande empresário, ele apenas tem as pessoas certas nos lugares certos". Respondi: "o que mais ele precisa além de uma equipe competente?", e o assunto foi encerrado. Anos depois, sem o comando de seu criador, a Sharp do Brasil quebrou.
.
Outra. Um governador de São Paulo -não recordo, mas acho que foi Orestes Quércia- compareceu à "inauguração" de um grande terminal de ônibus. Nada excepcional, não fosse o fato de que a inauguração era, na verdade, a apresentação de uma maquete. A imprensa não engoliu e lascou o seguinte comentário: "os ônibus serão fornecidos pela Brinquedos Estrela".
.
Faço aqui um paralelo com nossa prefeitura: qual dos 25 secretários ou secretários-adjuntos permitiu que seu chefe inaugurasse a "Revitalização da Praça Paulo Afonso Junqueira", a praça da Vila Cruz? Ora, não é preciso muito esforço para perceber que, além do tapume verde, reside um depósito de material de construção, um monte de terra revirada e entulho, como atesta a foto acima. Não houve ninguém capaz de chegar no ouvido do prefeito e cochichar "olha, chefe, é melhor o sr. dar uma olhadinha antes, porque o negócio ali está pela metade".
.
Nada feito. Assim, inauguraram, dia 17/5, uma praça incompleta, com um terminal que ainda não funciona, diante duma igreja inacabada. Faltaram só os ônibus da Estrela. Mas não faltaram duas placas, colocadas sob o coreto, com nome, sobrenome e cargo de toodos 25 secretários e adjuntos, mais os nomes de todos vereadores de Poços. Nem mesmo o ex-prefeito escapou, já que há a citação de que a obra começou em sua gestão. Proponho desde já que incluamos, então, em todas placas desse tipo, os nomes do pároco e do maestro da banda. Bem provinciano.
.
Gostaria que o Viva Poços! fosse só belezas, como os "Vitrais da Matriz" que você vê no post abaixo. Não consigo. Que seja esta a última "grande obra do mestre Paulinho" inaugurada antes de totalmente pronta. Basta o exemplo do Velório.
.

Um comentário:

  1. Muito bem observado Caruso.

    Mas os onibus nao seriam da Estrela nao.Onibus sobra na cidade !

    Por isso estamos construindo um monte de horriveis terminais pra dar de presente pra Circulare.

    E vao continuar construindo pontos em pleno centro a poucos quarteiroes do terminal pra avacalhar mais ainda com o nosso caotico e abandonado "transito".

    ResponderExcluir