Saiu ontem a confirmação do que já se suspeitava: Gilberto, poçoscaldense de apenas 26 anos, falecido no último dia 10, morreu em decorrência da gripe H1N1, ou suína.
.
Para a família e amigos, um perda irreparável. Para mim, a preocupção, já que, de acordo com o que foi noticiado sobre o caso, Gilberto esteve duas vezes no Hospital Margarita Morales, aqui em Poço, queixando-se de forte gripe, e em nenhuma delas a doença foi diagnosticada - "gripe comum", disseram a ele, de acordo com a reportagem de hoje do Jornal de Poços. Atendido uma terceira vez em Divinolândia-SP, desta vez Gilberto foi internado, e o diagnóstico foi de "pneumonia bacteriana". Para piorar, Gilberto ficou hospitalizado sem isolamento ou outros tipos de cuidados que a gripe A demanda.
.
A conta não fecha. Para a família, ainda sobrou velar o jovem em urna lacrada. Nem mesmo uma despedida decente. Era uma "gripe comum". A nota da secretaria de saúde diz que "todos os seus (de Gilberto) contatos foram monitorados, não havendo maiores preocupações". Eu estou preocupado. Muito preocupado.
.
Ainda falando de gripe, fiquei mais preocupado quando soube que o vereador Rogério Andrade -que é médico- está sendo monitorado por suspeita de estar com a gripe. É um risco que todos corremos, médicos mais ainda. O que não entendo é que, diante da suspeita, seis outros vereadores, que têm contatos diretos entre si, tenham ido em 14/8 visitar um hospital, o Santa Lúcia, passando pela ala de internação e UTI daquele nosocômio, de acordo com notícia publicada no site da Câmara.
.
Costumo me questionar se sou neurótico ou só um sujeito atento e preocupado. Quase sempre fico com a segunda.
.
Saiba mais: o Laboratório Fleury, de São Paulo, realiza o exame para detecção da H1N1 em hospitais que contam com os serviços do laboratório. O resultado é obtido imediatamente, a um custo de R$ 115. O laboratório não realiza o exame em suas unidades de atendimento.
.
Confira em:
.
Temos os mesmos questionamentos ! Como usuária do SUS, sei que muitas vezes o atendimento é esse mesmo. Dia desses meu pai com pneumonia e 38 graus de febre recebeu a seguinte informação de um médico da cidade: "Se tem um órgão bom no seu corpo, é o pulmão. A sua coluna é que está um lixo". Talvez a morte de Gilberto reflita o que tantas outras pessoas passam diariamente e a ainda nos dizem que a Saúde não é caótica e sucateada ! Aham ...
ResponderExcluir