terça-feira, 27 de outubro de 2009

XIXI NO BANHO?

Confesso que gostaria de colocar essa discussão no DMAE, só para ver a reação deles. Trata-se de uma nova proposta para uma prática antiga: fazer xixi no banho!
.
De acordo com o site http://www.xixinobanho.org.br/, 73% das pessoas aproveitam a hora do banho para a "atividade paralela", contra 27% que afirmam não praticar o alívio fora do local tradicional.
.
Razões não faltam para tamanha adesão -ainda que não completamente consciente. De acordo com o site, quem faz xixi no banho economiza no mínimo uma descarga de 12 litros, o que daria, numa cidade do tamaho de Poços, economia de nada menos que 1.800.000 litros de água tratada por dia!
.
Entre as dúvidas frequentes, duas se destacam: fazer xixi no banho é nojento e pode transmitir doenças? O site informa que 95% do xixi é composto de água, enquanto o restante são substâncias como ureia e sal, e a água corrente do chuveiro leva tudo embora, destacando que é importante fazer xixi logo no início do banho. Claro que a proposta é para uma ação individual, só serve para o banheiro da pessoa -não vá fazer isso no clube!
.
Tão importante quanto campanhas de economia de água do gênero "Não varra a calçada com água" ou "Feche a torneira enquanto escova os dentes", "Faça xixi no banho" é uma discussão interessante e que demanda coragem para superar um tabu histórico, mas o raciocínio faz todo sentido nesses tempos de economia e reaproveitamento. Passo a bola para o DMAE.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário