Aconteceu ontem, 29/12: o prefeito Paulo César Silva anunciou que o IPTU 2010 não será reajustado em 2010 e, para melhorar, o imposto só será cobrado a partir do mês de maio, em até oito parcelas ou com desconto de 5% à vista.
.
É medida compensatória diante da aplicação do IGP-M integral que saqueou o bolso dos contribuintes poçoscaldenses em 12,2% no começo de 2009, quando o secretário municipal da Fazenda justificou que aquilo não era um aumento no imposto, mas uma "correção diante da valorização dos imóveis". Naquela ocasião publiquei que um grande número de capitais teria aumento na base da inflação, por volta dos 6% -São Paulo inclusive. Nossa vizinha Varginha, que anda pegando em nosso pé em diversos indicadores econômicos, ficou em 2009 sem aumento no IPTU, tal como Poços ano que vem.
.
Grande notícia, para nós brasileiros, que vivemos uma das maiores cargas tributárias do mundo sem a contrapartida justa, saber que pelo menos o imposto predial manterá o percentual de 2009. Tomara seja o início de um "pacote de bondades" a melhorar a vida -e os investimentos- na cidade. Como a vida -e o jornalismo- não vive só de críticas, vai aqui um elogio à atitude do Prefeito.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário