quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NIEMEYER DE TODOS OS BRASILEIROS

Nem bem assinamos o contrato com o escritório Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer, para a realização do projeto de um novo prédio para a Câmara Municipal, e a obra já atrasou. Refiro-me ao edital publicado pelo Poder Legislativo em 25/11, informando que o contrato foi prorrogado em 63 dias, passando a vigorar como data inicial o dia 27/11/2009. A precisão é curiosa: são 63 dias exatos, nada de 60 ou 65. São 63 e fim de conversa. Gosto desses cuidados.
.
Mas o assunto que quero levantar aqui é o seguinte: o Ministério do Turismo divulgou nota esta semana informando que vai investir para que obras de Oscar Niemeyer sejam símbolo do município de Niterói, RJ, visando firmá-la entre as opções de roteiro dos visitantes que chegam ao estado.
.
Veja só o que diz a nota: "o ministro Luiz Barretto formalizou o repasse de R$ 19,2 milhões do Ministério do Turismo (MTur) para o conjunto arquitetônico Caminhos Niemeyer e para a restauração e revitalização da estação ferroviária de Barão de Juparanã".
.
Até mesmo Carlos Luppi, ministro do trabalho, manifestou-se sobre o assunto: "É um apreço a um dos maiores arquitetos da História. Teremos aqui edificações com a assinatura de Oscar Niemeyer e, além de Brasília, nenhum outro local tem esse chamado para atrair turistas". Também de acordo com a nota, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, elogiou o empenho do MTur para fazer com que as obras saiam do papel. "Quando o projeto ainda estava nascendo, o ministro Luiz Barretto e sua equipe entraram no circuito para que as obras logo tivessem inicio. Niterói será eternamente grata a esse esforço. Será um legado para os turistas e também para as gerações futuras aqui da cidade".
.
Esse é o espírito. Se o projeto foi "vendido" à população de Poços inclusive pelo potencial turístico, como atrativo para estudantes de arquitetura, arquitetos e turistas de todo o mundo, admiradores da obra do grande arquiteto, passou da hora de irmos buscar alternativas para que esse investimento -que, aliás, ninguém sabe o total até o momento- não saia apenas dos bolsos dos poçoscaldenses, mas de verbas federais, como o Ministério do Turismo, que já demonstrou interesse no assunto dando o título "ETERNIZANDO OS TRAÇOS DO ARQUITETO" à nota citada acima.
.
Nada mais justo do que dividir essa conta, afinal a obra a ser implantada em Poços será de todos os brasileiros. Missão para o prefeito, o presidente da Câmara e para nosso deputado federal, todos com amplo trânsito em Brasilia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário