quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"PANINHO" VERDE E AMARELO


O Presidente Lula decretou ontem, 13/1, Luto Oficial de três dias pelas vítimas da tragédia no Haiti -pelo menos 14 bravos militares, que deixaram seus lares para uma "Missão de Paz" num país estranho, além da Dra. Zilda Arns Neumann. Sobre ela, o Jornal de Poços traz hoje excelente artigo, de autoria do turrão ex-prefeito Paulo Tadeu, abrindo o caração, cuja leitura recomendo. Aliás, salvo os ótimos textos do jornalista Wiliam de Oliveira, não vejo presença dos membros da administração no quesito comunicação. Vai ver o teclado mete medo.
.
A questão é que o Luto Oficial nacional obriga, em todo o País, o hasteamento da bandeira a meio mastro, conforme previsto na Lei 5.700/71. Do site http://www.cerimonialista.com/ reproduzo a informação:
.
DECORRÊNCIAS DO LUTO OFICIAL
· Hasteamento obrigatório da Bandeira Nacional, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.
· A Bandeira Nacional fica a meio-mastro ou meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope.
·As demais bandeiras, bandeiras insígnias, estandartes e símbolos permanecem também a meio mastro.
.
Tal como a obrigatoriedade da execução dos hinos na escolas, a correta utilização da bandeira é lei. As fotos acima são de hoje cedo e repetem o que ocorreu quando o Presidente decretou luto pela morte de D. Ruth Cardoso. Sou capaz de apostar que as bandeiras não serão baixadas até que alguma autoridade leia esse post, seja acometida de uma inenarrável crise de mau-humor e depois tome as providências. Vamos aguardar.
.
Atualizando: em 16/1, a jornalista Neusa Reis repercutiu esse post em sua coluna Bastidores, do Jornal de Poços. Disse ela que "na avaliação de muitos, o prefeito Paiulinho Courominas e o presidente da Câmara, Marcus Togni, não podem e nem devem se preocupar com estas questões, cabendo esse papel às assessorias de cada órgão". Discordo dessas pessoas que pensam assim. O capitão de um navio é o responsável por tudo o que acontece a bordo. Às autoridades máximas dos poderes municipais cabe a tarefa de servirem de exemplo para a população -nesse caso cumprir uma lei federal.
.

Um comentário:

  1. de autoria do turrão ex-prefeito Paulo Tadeu, abrindo o coração

    Uai, mais um que acredita que o bom de coração é o Paulinho?

    ResponderExcluir