quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TIA DO CAFÉ

O DMAE publica hoje extenso edital de concurso público. Não tenho a menor intenção de concorrer a um cargo público -por concurso ou eletivo. Definitivamente não é minha praia. Mas um dos cargos do concurso que chamou minha atenção é o de "Auxiliar de Serviços de Saneamento". Pelo título logo imaginei que a função é para a pessoa que ajuda diretamente nos serviços ligados ao saneamento da cidade. Acertei em parte, mas tem um detalhe muito interessante na descrição do cargo, que começa assim: "Executar tarefas diversas sob supervisão direta, geralmente braçais, tais como: abertura de cavas e valetas em via públicas, carregamento e descarregamento de materiais e cargas de caminhões; efetuar o transporte de material de construção em canteiros de obras; operação e manuseio de máquinas e equipamentos auxiliares, entre outros. Até aí a descrição faz sentido.
.
Mas (e como sempre digo, "sempre tem um mas"), no job description, como preferem os mais chiques, aparece a surpresa: "realizar serviços de faxina, varrição e higiene, em instalações internas , sanitários, corredores, pátios e demais áreas de circulação existentes no DMAE". Ok, bom, vá lá, até aqui dá para entender. Agora, a cereja do bolo do cargo de Auxiliar de Serviços de Saneamento do DMAE: "Preparar café e lanches para os funcionários, providenciando sua distribuição pelas diversas unidades administraitvas do DMAE, bem como efetuar a distribuição de água potável, repondo o produto nos bebedouros". Para tanto, o candidato deve ser alfabetizado e passar por provas de português e matemática.
.
É ou não é estranho? Na mesma função está abrir valas de esgoto e servir cafezinho aos companheiros. Claro, não será a mesma pessoa a cumprir as duas atividades.
.
Pensando bem, como gosto de um bom caffè espresso e, modestamente, sei extrair uma razoável chávena de rubiácea, bem que poderia concorrer ao cargo de "Tia do Café". Não. Melhor não. Do jeito que andam as coisas vão me botar para abrir buracos na Francisco Salles. Foi só falar disso e minha hérnia de disco chiou. Deixa quieto.
.

2 comentários:

  1. Sem prestar concurso algum, vc foi eleito pela familia como o melhor "barista" da casa. Portanto, continue nos servindo com todo o cuidado e carinho que já são a sua marca.
    Por falar nisso, que tal um cafezinho?

    ResponderExcluir
  2. Legal seu Blog Raruso, me foi indicado pelo Paulo Tadeu...abraços e que iniciativas como a de vocês dois possam incentivar outras (quem sabe eu mesmo crio um também) desta natureza...bem..com relação ao concurso as vezes o preciosismo vale mais do que a necessidade...mas como tudo no público tem que ser muito transparente...tá valendo a tia do café!

    ResponderExcluir