O Prefeito Francisco Escobar, "a 30 de junho de 1910, fez a abertura das propostas para a construcção do predio da Prefeitura Municiapal, sendo aprrovada a de Otto Piffer por 48:500$000, tendo sido lavrada escriptura de 57:000$000", conforme atesta o livro Poços de Caldas, Synthese Historica e Crenologica, do Dr. Mario Mourão, editado em 1933.
.
Intelectuais e historiadores poçoscaldenses afirmam sem pestanejar que foi Escobar "o mais profícuo prefeito da Estância", pois em sua gestão de nove anos a cidade deixou de ser uma aldeia para tornar-se uma "metrópole balneária".
.
Nossa centenária Prefeitura merece uma restauração completa -ou pelo menos da área externa- além da remoção da impressionante fiação que passa pela frente do prédio, devolvendo ao espaço o glamour e as cores de seu projeto inicial, como atesta o cartão postal acima.
.
Clique na imagem para ampliá-la.
.
Francisco Escobar fez mais. Tornou Poços de Caldas mais conhecida, estimluu a vida cultural, favoreceu intercâmbios e relações fundamentais para a consolidação cosmopolita da estância. Abrigou e defendeu perseguidos políticos, era um humanista, lia Marx, foi amigo de Euclides da Cunha, com quem colaborou na revisão dos originais dos Sertôes. Grande músico. Para mim é a figura de brilho mais intenso da história local.
ResponderExcluirapesar de ser um patrimonio histórico nada impede a construção de formas de acesso aos deficientes físicos, uma vez que os mesmo literalmente precisam entrar pelos fundos quando necessitam visitar a Prefeitura...
ResponderExcluir