Que a relação do Poder Executivo com a imprensa séria e crítica não anda nada boa não é nenhuma novidade. Também não é novidade ver palavras duras vociferadas justamente por quem deveria dar o exemplo de serenidade e controle da situação. Foi o caso, ontem, da memorável entrevista do chefe do executivo municipal ao Jornal do Meio-Dia, da TvPlan. Com jeito de "direito de resposta branco", a entrevista, comandada pelo agora âncora Roberto Tereziano -personagem de respeito e antenadíssimo, que tem trânsito em toda a cidade e conversa com o Povo em condição de igualdade- o Jornal teve alguns pontos dignos de anais do periodismo pátrio, mas o destaque fica apenas no referente ao tema do momento: as manifestações populares contra o novo sistema de transporte público na cidade.
.
Disse o chefe do executivo: "Primeiro que eu nem considero uma manifestação. Parecia mais uma excursão de crianças, organizadas politicamente. Até estive na porta da Prefeitura conversando com alguns deles, meninos, jovens, e acho que a resposta o tempo vai dar". Em outro trecho, assegurou que "os manifestantes nem são na grande maioria usuários. Foram ao terminal chamar os usuários para aderirem e ninguém foi".
.
Muito triste ouvir isso, ainda mais de um ex-militante petista, partido com história marcada pelas lutas e manifestações. Mais triste ainda é saber que as manifestações, mesmo que fossem arroubos juvenis, sejam relevadas quase à condição de saltitantes passeios na Disney. O que é isso, companheiro? Só para constar, a minha geração -a mesma do chefe do executivo- foi às ruas em 1984 pedir Diretas-Já. Do alto dos meus 23 anos, eu fui ao Anhangabaú.
.
A tentativa de minimizar o assunto mexe com os brios de quem se organiza. Resultado: o assunto deve entrar em mídia nacional, num dos maiores sucessos da tv nos últimos anos, o CQC, da Band. Estou aqui, orando, em meu genuflexório portátil, pedindo aos céus que iluminem aqueles que passarem diante de Danilo Gentili, para não macularem o histórico nome de Poços de Caldas, tal como fez o prefeito de Barueri, no programa exibido ontem.
.
Chance sobre chance, vejo o chefe do executivo deperdiçando-as no estreitamento da relação com aqueles que o alçaram ao máximo posto político municipal. Tentando desacreditar as movimentações, por menores que sejam, só consegue fortalecer o discurso que brota do asfalto. Humildade, serenidade e canja de galinha, na hora do aperto, não fazem mal algum.
.
Quando jovem,o hoje prefeito participou de enterro simbólico de seu hoje líder Sebastião Navarro. Com ele não mais de dez pessoas. Mas isso era no tempo que se dizia petista.
ResponderExcluirEste Prefeito já demonstrou inúmeras vezes que não tem respeito pela população poços-caldense.
ResponderExcluirEspero que as pessoas não se esqueçam disso nas próximas eleições...
Perfeita sua análise Caruso. Apenas peço permissão para completar um ponto: o da passagem do Prefeito pelo PT. Realmente não conseguimos entender como esse cidadão, que se fez politicamente no PT de Poços de Caldas, e dele colheu todos os seus sucessos políticos, principalmente o de lhe dar condições de ser eleito prefeito da nossa Poços pela visibilidade que teve por já ter concorrido a prefeito por esta legenda e ter-se tornado vereador, por três mandatos, também por ela, e também de ter contado com a ajuda de centenas de militantes que acreditavam em sua pessoa. Agora não sei mesmo o que pensar. Será que ele realmente mudou seu jeito político, pois enquanto estava no PT defenderia com unhas e dentes este movimento dos "jovens", ou na verdade ele está mostrando aquilo que ele sempre foi e nunca ninguem percebeu?
ResponderExcluirCaro amigo Caruso,
ResponderExcluirGostaria que o Sr Chefe do Executivo tivesse a oportunidade de utilizar o nosso belo e perfeito sistema SIGA !!(não sei para onde). A implementação foi e está desorganizada, os onibus estão superlotados, pessoas pinduradas na porta e ainda o motorista tem a capacidade de pedir para o pessagerios se acomodarem melhor para as pessoas entrarem. Agora eu pergunto: CADE A QUALIDADE E SEGURANÇA DO SERVIÇO PRESTADO PELA NOSSO SISTEMA PUBLICO DE TRANSPORTE ?? SR Chefe do executivo reserve na sua agenda algum dia para vossa excelencia ter a oportunidade de andar nos onibus que vão a zona sul, mas pegue horários tranquilos como 18:00h ou as 07:00h da manhã, e ainda vossa excelência vai ter a oportunidade de passar pela rampa de lançamento que fizeram na AV Edmundo Cardilho isso é para poucos..
É muito fácil falar quando se vai de carro e tem uma vaginha na garagem reservada..
OBS: PARABÉNS PARA QUEM CHAMOU O CQC, PORQUE AGORA A EXCURSÃO DE CRIANÇAS VAI APARECER EM REDE NACIONAL.
ABRAÇOS