sexta-feira, 9 de abril de 2010

UM MÊS DEPOIS


Há duas semanas publiquei um post denoninado Prova dos Nove, no qual comentei o fato de que os veículos da concessionária de transporte público em Poços têm números que, somados, sempre resultam em 9. Como alguns leitores não entenderam se era o número do ônibus ou do itinerário, fotografei esse que aparece na foto acima para explicar. Note à direita o número 171. Se você somar 1+7+1, vai ter como resultado 9. Daí vem a antiga "prova dos nove": o total da soma é 9, "noves fora, nada", lembra, dos tempos do primário? Pois é, simples assim.
.
Esta semana aconteceu um apresentação no gabinete da Francisco Salles, com a presença de autoridades municipais, Ministério Público e empresa de transportes, para avaliação do primeiro mês de implantação do novo sistema.
.
Julgando pela foto publicada no site oficial da Municipalidade, mostrando a expressão um tanto compungida de algumas autoridades, fica a sensação de que as coisas não andaram bem nesse período de implantação. Uma observação: em matéria de "fotos oficiais", o site da Municipalidade tem sido um prato cheio para quem, como eu, "gosta de prestar atenção na mosquinha pousada sobre a bela mesa de jantar" -essa é uma história longa, que prometo contar em breve. De volta ao tema, em que pese a redução no número de pedidos de informações e queixas protocoladas pelos usuários, o projeto recebeu diversas alterações em trajetos, horários e vai demandar a aquisição de mais 24 veículos. Ações como apresentações artísticas ou implantação de bicicletários e áreas de estacionamento junto aos terminais também estão em pauta.
.
Vale lembrar a historinha do copo meio cheio para uns, meio vazio para outros. O fato é que a Municipalidade falhou na implantação do sistema -todas as mudanças realizadas e propostas comprovam isso. A entrada do Ministério Público no assunto pesou positivamente em favor da população, pois a questão ultrapassou a mera "excursão de jovens barulhentos", como quiseram transformar algumas autoridades as manifestações contra o sistema, para se tornar um problema de gestão oficial. Aliás, um problema de difícil digestão, que fez desaparecer quase todos os graúdos que bateram palmas nas inaugurações dos terminais, deixando aos leões o chefe do executivo e o dono da empresa, que bem ou mal estão se virando sozinhos na busca de soluções. Em ano eleitoral ninguém quer correr o risco de borrar a maquiagem. Até mesmo a Câmara e seus arautos representantes do povo escorregaram, lavando as mãos em nota formal na imprensa.
.
Parece que a calma vai voltar a reinar nessas plagas sulfurosas.
.
Clique na imagem para ampliá-la.
.

4 comentários:

  1. Depois que você comentou, reparei mesmo nesta coisa do nove.
    Alguns exemplos além da numeração dos õnibus: endereço na Rua São José e 126 e na soma relativa a letras e números de CIRCULLARE é igual a 45 que significa 4+5=9. SIGA é igual a 18 (1+8) e assim por diante...
    Lembrando, 666 também é 9.

    ResponderExcluir
  2. Caruso cuidado com estas opiniões, ou eles te´perseguem ou vão tentar te comprar

    ResponderExcluir
  3. Isso é coisa velha!
    Caruso quando escreve "a paz voltará a reinar", digo que não se precipite.
    É só mais um pouco!

    ResponderExcluir
  4. Olha Caruso a paz não pode voltar a reinar não, o povo continua lesado, e eles se dando bem, o aumento de 50% em algumas passagens continua a dilacerar o bolso de muita gente, privando-nos do direito que possuimos no passado, por exemplo nas linhas que cortavam os bairros, isso não pode ficar assim!

    Há e quanto ao 171 ehhehehe

    Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

    Esta coube melhor a situação. :)

    ResponderExcluir