sexta-feira, 7 de maio de 2010

ALGO ESTRANHO NO AR

E não é aquele avião que desceu de barriga esta semana no aeroporto de Poços. Refiro-me ao misterioso desaparecimento de um assunto que esteve em pauta na Câmara Muncipal no começo do mês de março. Veja só.
.
Em 3 de março, o site da Câmara Municipal publicou notícia informando que "Em janeiro desse ano, a vereadora Regina Cioffi apresentou o Projeto de Decreto-Legislativo n. 001/10 indicando o promotor de justiça Dr. Sidnei Boccia para receber o Título de Cidadania Poços-Caldense. O projeto será votado em breve e a data da Sessão Solene para entrega das homenagens ainda será definida pela Câmara". O texto é claro e reforça: "A autora do projeto ressaltou que, através da pessoa do Dr. Sidnei Boccia, estará homenageando também os demais membros do Mistério (nota do editor: está escrito "Mistério" mesmo, não é erro meu...) Público que desenvolvem suas atividades em Poços de Caldas", garantindo que "o Dr. Sidnei Boccia reside em Poços há mais de uma década e como representante do Ministério Público atua nas mais diversas áreas, sempre com os olhos voltados para a coletividade". Palavras da vereadora.
.
O mesmo release informa também que "por decisão da Câmara Municipal e indicação do atual presidente, vereador Marcus Eliseu Togni, o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, será também homenageado".
.
Pois bem. Lá fui eu, intrépido repórter, vasculhar o arquivo da legislação municipal, em busca dos Decretos Legislativos, justamente o tipo de lei de alçada exclusiva da vereança, e deparo com as seguintes concessões de títulos de cidadania formalizadas em 2010: Dr. Antonio Augusto Junho Anastasia, Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, em 25/2; Paulo Henrique Pioli, artista, em 27/3; Cibele Terezinha de Melo Benjamin, ora Secretária Municipal, em 27/4; Maria Lúcia Ribeiro Mosconi, também Secretária Municipal, em 30/4.
.
Notou alguma ausência? Pois é. Todos os nomes acima receberam a honraria em datas posteriores à indicação do Promotor. No mínimo uma falta de respeito, já que não é praxe um vereador indicar alguém ao título e o candidato acabar "engavetado". O Dr. Sidnei não é unanimidade no legislativo, e isso não é segredo para ninguém. Aliás, melhor assim, sinal de que ele cumpre sua missão, confiada pelo Estado após provar capacidade para o ocupar o cargo. Chegou lá por mérito. Doa a quem doer, e deve ter gente "dodói" lá na Rua Junqueiras.
.
Os vereadores estão devendo uma explicação sobre o caso, especialmente a vereadora que apresentou o nome do Promotor. Enquanto isso, na parede de diplomas do Dr. Sidnei, deve estar visível o Título de Cidadania outorgado pela também mineira Três Corações. Lá, a classe política reconheceu seu trabalho. Aqui...
..
Confira o release da Câmara e o "Mistério Público" em
http://www.camarapocos.mg.gov.br/comunicacao/noticias.php?codigo=2138
.
e um post sobre a entrevista que o Dr. Sidnei Boccia concedeu ao jornalista Wiliam de Oliveira dezembro passado em
http://www.vivapocos.com/2009/12/palavra-de-promotor.html
.

6 comentários:

  1. ô Caruso, vocè tirou o link para o post da estrevista? Deixa, é interessante...
    Não precisa publicar este comentário

    ResponderExcluir
  2. Caruso, a notícia é do dia 3 de março, três dias antes do Siga ser lançado. Vi no blog do Paulo Tadeu leitores pedindo a entrada em cena do MP, mas pelo que entendi o MP está no caso há tempos. O promotor foi lá, deu a cara para bater, foi no Terminal conversar com o povo e sofreu desgaste com o assunto. Será que é isso que pegou ou alguns vereadores colocaram obstáculos por terem sido alvos da atuação do MP em suas carreiras, evidentemente "na maior injustiça", na cabeça deles? Só para lembrar, sem comparar, entregaram o Título de Cidadania para Nany People ou ficou no ganhou mas não levou?
    Um abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Está aí o link sobre a entrevista. Estava editando o artigo e acabei retirando involuntariamente.
    Obrigado pelo alerta!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Rubens, todos sabem que o presidnete da Câmara, Dr Marcus Togni não gosta do Promotor. Isso parece ser uma jogada desse vereador para impedir que seja dado o título ao Dr Sidney. Ele merece e o povo está com ele. Quanto ao vereador que fique nas praias do Rio vendo as obras do Niemeyer. Parabens para a Doutora Regina que sugeriu o nome do Dr. Sidney.

    ResponderExcluir
  5. Caruso,
    hoje, no blog do Polli encontramos que o digníssimo presidente da câmara , declaradamente, está articulando a não aprovação do nome de Sidnei Boccia para o título de Cidadão Poços-caldense. Talvez ele prefira conceder o título para Anísio Abrão.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, estou muito impressionado com este blog.

    Pois me mudei para Poços no começo de 2009 e estou cada vez mais decepcionado com o que vejo aqui.

    Realmente a situação da cidade é muito critica, com desenvolvimento baixíssimo e população carente. Tudo isso "maquiado" por um falso titulo de melhor desenvolvimento humano!

    Como é possível tanta falsidade, tanta gente manipulável e tanta coisa errada numa cidade com visibilidade turística?

    O que move a cidade são poucas empresas de grande porte e as universidades que aqui existem (pela carga de alunos vindos de fora), onde o turismo exclusivamente voltado a idosos (o que deixa distante de ser uma cidade com turismo totalmente ativo de fato) contribui com um percentual da renda somente.

    É fácil pegar números advindos de da arrecadação de multinacionais, pegar alguns milhões concentrados em 3 ou 4 famílias da cidade, juntar tudo, dividir por 150.000 e dizer que o PIB da cidade é mais alto que a media.

    Uma grande farsa, onde não vejo pessoas aptas a compreender isso na cidade, onde uma pequena, muito pequena minoria tem alguns neurônios e conseguem ver o obvio.

    Estou totalmente "abismado" com tudo isso e ao contrario de querer me afastar, quero é tentar fazer algo para que isso mude, pelo menos um pouco que seja, pois não sou conformado e muito menos manipulável.

    Além de que, o promotor Boccia tem um grande parâmetro da verdade e gostei muito do trecho entrevista aqui publicada.
    Poços precisa de pessoas assim para que realmente tenha um verdadeiro desenvolvimento humano e que tudo passe a ser conquistado por mérito e raça ou invés de joguinhos de interesse, falsidade e corrupção como atualmente acontece com Prefeitura X Circullare.

    Um grande abraço, não o conheço pessoalmente, mas meus cumprimentos são totalmente sinceros.

    Até mais e espero poder manter contato, pois a troca de informação é essencial.

    ResponderExcluir