quarta-feira, 19 de maio de 2010

OBRAS CONCLUÍDAS






As fotos são da Avenida Celanese, feitas ontem, e falam por si. Um jornal da tv local deu a notícia, na segunda-feira, de que as obras de recuperação da avenida estavam encerradas, faltando apenas a sinalização. Na reportagem, pelo menos as autoridades mantiveram a coerência: o chefe do executivo assegurando que o serviço dura uns cinco anos, o secretário de obras categórico ao dizer que dura uns dois ou três anos, como aliás já fizeram outras vezes. Cada um na sua coerência. Entre eles o discurso não bate.
.
Acho que no campo dos palpites o meu chegou mais perto, prevendo que o serviço duraria meses. Errei feio. Não apenas já há pontos em que o material está literalmente esfarelando, como, acredito que por mero esquecimento, o trecho em frente à empresa em que trabalho foi ignorado, apesar da proximidade do canteiro de materiais irregular usado pela prefeitura durante a obra, às margens da represa Bortolan.
.
No fim, um "tapa-buraco" longo, que não atendeu às solicitações dos usuários nas audiências realizadas com a prefeitura. Melhor do que estava, quando a avenida chegou a transformar-se em rio? Certamente. Poderia ter sido feito serviço melhor? Sim. Primeiro havia a possibilidade de uma verba estadual de R$ 250 mil para custear parte do reparo, que alegadamente não veio. Depois, uma concorrência de cerca de R$ 6 milhões para obras diversas na cidade, vencida por duas empresas, que incluiria a recuperação nos moldes necessários. Mas pelo jeito a avenida, importante porém periférica, não figurou na lista.
.
"É o que dá para fazer", dizem as autoridades.
.
Clique nas imagens para ampliá-las e ver o que "deu para fazer":
Foto 1 - Trecho "esquecido" na recuperação.
Foto 2 - Sulcos longitudinais, armadilha para motociclistas, e pontos de acúmulo de água.
Foto 3 - Trecho com o material esfarelando, antes mesmo da chuva.
Foto 4 - Tampa de concreto invade o leito da pista. Note a altura da peça.
Foto 5 - Dengue? Que dengue?
.
ATUALIZANDO: O Prefeito concedeu hoje longa entrevista ao programa Difusora Cidade, muito bem conduzida pelo radialista Paulo Sérgio, que abordou a questão do post acima. Disse o Prefeito que esteve inspecionando pessoalmente e ficou muito feliz com o resultado. Apontou ainda a qualidade dos meus textos, pelo que honestamente agradeço. Mas, em que pese meu profundo respeito pela figura do Chefe do Executivo, as imagens nesse caso valem mais que as palavras. Infelizmente.
.

Um comentário:

  1. Eh dai por diante que se ve realmente o que de fato eh uma propaganda enganosa como tantas outras...

    ResponderExcluir