quinta-feira, 27 de maio de 2010

SÓ UMA SONDADINHA

Fato consumado. De acordo com o site da Câmara Municipal, em breve começará o movimento lá no terreno do futuro Paço Municipal. Veja o que diz o edital, disponível no link que aparece ao final desse post:
."Aviso de Licitação - Proc. Lic. 075/10, Convite 009/10 -Sondagem - PROCESSO LICITATÓRIO N° 075/2010 - CONVITE Nº 009/2010 - O Presidente da Câmara Municipal, torna público que fará realizar no dia 21 (vinte e um) de maio de 2010, às 14 h (quatorze horas), licitação na modalidade Convite, do tipo “MENOR PREÇO GLOBAL”, visando à contratação de empresa especializada na execução de sondagens de solo do tipo percussão e rotativa para análise do solo do terreno onde será construída a nova sede da Câmara Municipal. O Edital do Convite nº 009/10 encontra-se à disposição dos interessados".
.
Mais claro impossível. Está tudo definido, e uma frase acima liquida o assunto: "onde será construída a nova sede da Câmara Municipal". Não é no condicional, é uma frase absoluta e afirmativa. Para lá irão máquinas e trabalhadores sondar o terreno. E eu achei que nenhuma máquina ou trabalhadores entrariam lá até resolvidas todas as pendências de licencimento ambiental.
.
Só para refrescar a memória, confira trecho da ata da reunião ordinária da Câmara em 17/10/2006, sobre a fala do então presidente da Casa:
.
"Comunica a todos os presentes a escolha da área para construção do Paço Municipal. Antes portanto, faz deferência a Câmara, quando de sua indicação para representar a casa na escolha do novo espaço e dessa forma agregar força aos demais poderes. Fala que os trabalhos começaram há algum tempo, e mediante a acolhida dos companheiros, entusiasmado com a nova obra, procurou o arquiteto Oscar Niemeyer para viabilizar a elaboração do projeto arquitetônico. Após algum tempo de estudos, apareceram muitas pessoas interessadas em contribuir com o município, doando terrenos, justamente para valorizar suas áreas. Então o chefe do executivo nomeou um grupo de estudo para que uma área, dentre as sete possíveis, fosse escolhida. Todas as áreas foram avaliadas para verificar o custo benefício. Pouco a pouco as áreas foram sendo colocadas ao lado. Depois de quase um ano de estudo, por indicação do Dr. Márcio Cunha, foi escolhida a área entre as zonas sul e leste. Diz que diversas pessoas estiveram ontem na prefeitura quando ouviram parecer da equipe de estudos do Paço. Destaca que as construções iniciarão no princípio do próximo ano, podendo contar até com a construção do prédio da Receita Federal, que já iniciou suas obras na Av. João Pinheiro, porém demonstrou interesse em mudar. Fala que o entendimento da comissão foi antagônico ao estabelecido no Plano Diretor, porém justa por não beneficiar pessoas que tinham apenas interesses econômicos. O povo será o beneficiado".
.
O Povo. Ah, o Povo, esse herói...

Links:

.

5 comentários:

  1. Caruso,
    de outubro de 2006 até hoje são quase quatro anos que tentam liberar a área sob a ótica ambiental. Se até Belo Monte obteve licenciamento, mais cedo ou mais tarde, com mais condicionantes ambientais (ou menos), algo lá no "pasto" (ou seria paço ?) deve sair.

    ResponderExcluir
  2. É a tal política do fato consumado, do "vamos passar o trator, que não tem mais volta". O que a história dirá desses senhores e senhoras no futuro? O que seus filhos e netos ouvirão falar dessa gente?

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de acrescentar que se a área fosse adequada os prédios já estariam prontos. Veja o caso da Unifal, que teve sua área escolhida após a do paço e já possui até prédio pronto. Gastam tempo e dinheiro para corrigir o grave equívoco. Na realidade, os equívocos são inúmerosm entre eles: o paço é desnecessário (pesquisar manifestação da IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil); a área não é na Zona Sul (e sim Sudeste), não se inserindo na área de nenhum bairro (o argumento de que fica na Zona Sul é só para adoçar a população do local); não foram divulgados os valores para obras de infraestrutura no local; não foram divulgados os valores para construção de cada um dos prédios das Instituições; só o valor a ser gasto no prédio da Câmara daria para construir, no mínimo (mínimo mesmo), cinco escolas iguais ao da José Raphael Santos Netto, no Filadélfia, que possui capacidade para 1.600 alunos e custou R$ 1,700.000,00 (ou seja, doze vereadores custarão o mesmo que 8.000 estudantes. Razoavél ? O prédio da Unifal custou R$ 920.000,00). O dinheiro público não vale muita coisa mesmo. E a tal da discricionariedade permite que o Poder gaste onde entender adequado, sem possibilidade de controle judicial. Ah, o povo, que você acha herói, eu acho ingênuo.

    ResponderExcluir
  4. Sobre esse assunto, questionei ontem no ar a vereadora Ciça, no programa Difusora Cidade, do radialista Paulo Sérgio. Como resposta obtive que esse é um assunto que começou errado há seis anos, ao que emendei "antes tarde do que nunca para resolver", e por que ela não se manifestava contra. Disse ela que apenas três vereadores foram contrários ao projeto, o que não respondeu minha dúvida. Questionei o poeder de uma "reunião informal" para definir um investimento desse tamanho, mas aí o programa já estava no final e fiquei sem resposta.
    Bem informada ela está sobre o show da Ivete Sangalo, com valores de cachê, caução, escopo da empresa que organizou o show. De olho nessa pulga, deixa passar um elefante.
    Parece que ela mesma aderiu à "política do fato consumado", citada pelo Dr. Paulo Tadeu. Uma pena, pois esperava-se muito dela.
    Quanto aos valores, como bem aponta o Dr. Sidnei, o discurso recorrente do presdiente e da vereadora é que o dinheiro é da Câmara e a Câmara náo constrói, produz ou gera, a Câmara legisla, portanto não pode aplicar repasses da Prefeitura para outros destinos. Dinheiro público é do Povo, e em seu nome deve ser investido. Mas, com bem pregou o Dr. Sidnei, a ingenuidade acaba prevalecendo.

    ResponderExcluir
  5. A Ciça escolheu um excelente professor político, o atual presidente da Câmara. E olha que a Ciça combatia praticas e atos de diversos vereadores na época da eleição. Enganou a mim e aos moradores da cidade. Pra quem viu a Ciça praticar gestos indecorosos na Assis durante uma passeata, para a filha de um membro da adm pública, hj vejo que a coisa é bem o contrário.
    O Paço está aí...

    ResponderExcluir