O DMAE acredita -e divulga- que os peixinhos (ontem vi uns bem grandes...) da Represa Saturnino de Brito, que passaram dessa para melhor, padeceram por conta de "inversão térmica".
.
A expressão está sendo empregada incorretamente. Como paulistano testemunhei alguns fenômenos desses, sempre aliados à questão da poluição atmosférica na capital de São Paulo.
.
Basta uma rápida consulta ao Google para ver que inversão térmica em Poços de Caldas é improvável. Sugiro ao DMAE e aos leitores uma visita ao link http://ambiente.hsw.uol.com.br/inversao-termica.htm .
.
Lembro das aulas de ginásio. Pecilotérmicos é a palavra que define os animais que "não têm um mecanismo interno que regule a temperatura do seu corpo. Desta forma, ou o seu corpo permanece com temperatura variável, consoante a que existe no meio ambiente onde está inserido, ou têm hábitos comportamentais que, por si só, lhes permitem manter a temperatura em níveis aceitáveis para o seu organismo". Adivinhe: de que animais estamos falando?
.
.
Lembro das aulas de ginásio. Pecilotérmicos é a palavra que define os animais que "não têm um mecanismo interno que regule a temperatura do seu corpo. Desta forma, ou o seu corpo permanece com temperatura variável, consoante a que existe no meio ambiente onde está inserido, ou têm hábitos comportamentais que, por si só, lhes permitem manter a temperatura em níveis aceitáveis para o seu organismo". Adivinhe: de que animais estamos falando?
.
Caruso,
ResponderExcluircomo ficamos com um diretor que antes dizia que não tinha nada de errado que era apenas uma alteração mínima nos níveis de flúor e agora diz que identificaram um nível de 14 ppm de flúor onde o ideal seria no máximo 1,2? podemos confiar agora que ele diz que está tudo bem?
Pô 14 nãããooo são 1,4 ppm,né?
ResponderExcluirSe o peixe se adapta à temperatura porque usamos aquecedores em aquário?
Morreram meia dúzia de peixes em uma represa que tem milhares,a falta de assunto às vezes torna o problema muito maior!!!
Bola pra frente que o jogo é de Copa do Mundo!!
eu acho que nós temos que nos preocupar com as pessoas que passam frio de verdade!!
esse assunto já tá resolvido,vamo embora se não a cidade para!!
Chegou em 14 ppm mesmo, de acordo com o DMAE. Não é falta de assunto, mas a realidade do risco de um desastre ambiental com consequências desastrosas para a população e a economia da cidade. Foi flúor mas poderia se cloro ou outro veneno. E aí diriam que não sabiam também?
ResponderExcluirA preocupação com as pessoas que passam frio é justa, mas para isso há dezenas de mobilizações oficiais e cidadãs. Agua é essencial à vida e todo cuidado com ela é pouco. Enquanto não houver uma explicação científica para a coloração da água, o tema fica em pauta, muito mais que Copa do Mundo. Logo, o assunto não está resolvido. Pelo contrário.
caruso, como ficamos com diretor desse !! vierão com reflexo não e nada blá blá pesquisa do laboratorio disse que água esta imprópria
ResponderExcluirta faltando verdade nisso tudo diretor do dmae fla que os peixeis estão morrendo por inversão termica pela mor né la ja foi a 7º negativos não morreu nehum e possivel claro morrer sim mais so na amazonas queremos clareza no que esta acontecendo !
"Este assunto está resolvido". A taxa de lixo também, o transporte coletivo, a ciclovia da COHAB, o Instituto Sollus, o contrato com a CODIUB, a incrível capacidade de vencer licitações da FREMAFE, o regime Jurídico dos servidores, o Paço Municipal... Tudo resolvido, "vamos em frente que é copa do mundo, senão a cidade para..." Já parou, porque acham que está tudo resolvido!
ResponderExcluirPrá variar tem sempre um anônimo perdido na conversa ( vale para o sr. das 10h58).
ResponderExcluirComo o próprio Caruso já explicou, "inversão térmica" não é o termo correto para a situação, mas "choque térmico" .
O que vc faz com água seu aquário é evitar que os peixinhos sofram um choque térmico ao serem colocados lá quando você os traz da loja onde os comprou.
Os peixes da represa não vieram de rios mais frios ou mais quentes. Já estavam ali.
Poços é uma cidade de temperatura amena, águas frias. Logo, se ficou mais fria os peixes estão acostumados. Ou será que aqueceram as águas da represa???
Se isso aconteceu devemos ficar alertas, pois segundo o Biólogo e Mestre em Geografia Fisica pela USP, Prof. Marcelo de Oliveira, a quem fui fazer uma consulta, o choque térmico é uma forma de "poluição" de usinas nucleares, por exemplo. O descarte de água em temperaturas diferentes altera o ambiente e dependendo do grau da temperatura, pode matar os peixes. A contaminação das águas pode ser biológica ou química. Por exemplo, maré vermelha é uma contaminação natural que mata muita vida marinha.
Será que o senhor anônimo, assim como as autoridades locais, está querendo tapar o sol com uma peneirinha de aquário? Não percebeu a gravidade do assunto?
Aprendemos com a natureza: se os peixes já estão morrendo alguma coisa está errada e pode ter certeza que logo será um humano reclamando nos hospitais da cidade os efeitos desta água contaminada.
Que tal o senhor assistir futebol tomando uma "aguinha" direto da Saturnino?
E querem saber mais? Desde ontem à tarde (já são 24 horas) que não há abastecimento de água em nossa rua.
E aí??
Não sei se todos vão concorda comigo !
ResponderExcluirexemplo Dme dr cicero saiu viroo uma bagunça
agora dmae com esse escandalo da água pronto
que ta acontecendo com os departamentos municipais de poços aperte o cinto .. "prefeito sumio "
Em pensar que a população votou acreditando que teria uma cidade saudável hen... é uma cacetada atrás da outra, e sempre vem a tropa de choque aqui nesse blog representada pelos anônimos para botar panos quentes.
ResponderExcluirO assunto não acabou, é sério e deve ser tratado como tal!
Caruso a charge do Mario Seguso é ótima. O Armando Bertoni já sofre com os efeitos daquela água que bebeu no dia da coletiva. Vc bebeu tb...!
ResponderExcluirE o prefeito... está verde faz muito tempo, não amadureceu mesmo!
Ah, se precisar tem um balde d'água por aqui.
bom só morreram peixinhos de frio até agora, ou com excesso de flúor, ou de susto pois nunca receberam tantas visitas como agora.
ResponderExcluiracho que só devemos nos preocupar se morrer algum ser humano (políticos excluídos claro), pois aí saberemos se 1 ppm ou 14 ppm faz diferença, se + ou - 6 graus Celsius matam de frio ou não, mas concordo com a D. ANGELA banho que é bom até agora nada no Jd. Europa, sorte de quem tem piscina eheheheheh