sexta-feira, 11 de junho de 2010

HOMENS VERDES

  

Lembro muito bem do misto de curiosidade e medo que havia na cabeça das crianças da minha geração com relação aos marcianos. Esses seriam pequenos seres, quase sempre malígnos, e verdes. Confesso que era um tema que me preocupava.
.
Recordo essa pequena bobagem e transporto-a para os dias de hoje. Imagine-se acordando e, à primeira olhada no espellho, você descobre que está... verde! Aparentemente sem qualquer sintoma além da cor da pele, como primeira providência você corre ao pronto-socorro mais próximo, para ouvir um especialista. Esse o encaminha para uma série de exames -sangue, coração, rins, fígado, reatividade à luz solar, até mesmo um daqueles contadores Geiger, sempre presentes nos filmes de marcianos, capazes de medir "radiações ionizantes". Nada. Examinam, examinam, examinam, e nenhum resultado aparece.
.
Você continua verde, agora um tom mais intenso, o "verde-de-raiva". No final, um laudo diz que você está bem, que pode continuar a vida normalmente, apesar da cor -se for corintiano vai ser um sofrimento. Uma pequenina alteração numa proteína qualquer, minimiza o exame, e você acaba aceitando que uma hora isso vai passar e você voltará à cor normal.
.
Essa historinha toda é a única explicação que consigo formular para a situação em que se encontra a Represa Saturnino de Brito: "não há nada de mais, apenas um pequeno aumento nos índices de fluoretos", disse uma autoridade ontem na tv. A cor verde? Mero detalhe, apesar do "insípida, inodora e incolor" que caracateriza a água-padrão. Vai ver é o "clima de Copa".
.
Mas o assunto não passou pelo crivo do ex-prefeito Paulo Tadeu, que ontem publicou em seu blog (links abaixo) uma série de informações e denúncias, inclusive com a apresentação de planilhas do DMAE, que apontam para índices acima das convenções estabelecidas para a presença de flúor na água. A se confirmarem as denúncias do ex-prefeito, estaremos diante de um caso gravíssimo. Questão sanitária excepcional, que deve ser tratada com todo rigor.
.
Por enquanto, espero atitudes mais fortes, midiáticas, como um testemunho de nossas autoridades bebendo, em público, cada um, pelo menos 1,5 litro por dia dessa água tratada fornecida à população.
.
Links importantes:
.

6 comentários:

  1. Vai passar!
    Você viu o filme, ou leu o livro, "Ensaios sobre a cegueira?"
    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  2. Caruso mais uma vez um excelente texto! O seu blog e o do Paulo Tadeu norteiam a verdade do que acontece nesta cidade. Hoje apenas o Jornal da Cidade manteve o compromisso público de informar a população sobre esse fato grave.

    ResponderExcluir
  3. Deviam ter convidado o Anastasia p tomar um copo da água. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Apesar da gravidade, o assunto só é tratado aqui, nos blogs.
    Entretanto, como piada, olho pra imagem do Cristo, no alto da serra e, supresa, ele está "fantasiado" de torcedor brasileiro.
    Antes de ser um atrativo turístico, a imagem do Cristo é a representação da fé de um povo.
    Ver o a imagem iluminada com cores diferentes, mas associadas a campanhas ou eventos sociais, como a defesa do meio ambiente, ou de saúde, tudo bem. Mas usar a imagem do Cristo pra incentivar uma "torcida", é demais! Afinal, o Cristo e o cristianismo são dominantes em mais de 85% das seleções presentes à Copa do Mundo. Ou seja, se Cristo se dignasse a torcer, porque torceria pelos brasileiros?
    Enfeitar as ruas, vá lá...mas deixem o Cristo em paz. Até porque, verde, em Poços, parece ter se tornado a cor do maior crime ambiental já vivido nesta cidade.

    ResponderExcluir
  5. Tem algumas semanas que eu voltava de São João com uns amigos e nos deparamos com a Saturnino de Brito, ao longe, com sua água toda esverdeada. Lembrei-me de ter lido algo sobre a coloração daquelas águas exatamente aqui no "Viva Poços", mas, sinceramente, eu não poderia imaginar que o descaso de nossas autoridades chegasse aonde chegou; distribuir água contaminada (se confirmada a denúncia) para a incauta população!!! Nossas autoridades além de incompetentes, agora se mostram sádicas.

    ResponderExcluir
  6. Hudson, não me conformo com a ausência de uma "resposta oficial" às imagens que publiquei em 24 de abril passado. Se não há uma explicação científica para o verdejante líquido, só posso atribuir ao sobrenatural e aí, talvez esteja a explicação para a observação do Alex, cuja bronca procede -esse oba-oba futebolístico que permite inclusive a má utilização de centenas de bandeiras nacionais com inadmissível "avesso" na verdade mascara uma série de tristes realidades locais. Já enveredei pela divagação, mas o fato é que, pelo jeito, não há no mundo alguém capaz de deter o vazamento no Golfo do México e nem explicar a cor da água da Saturnino.

    ResponderExcluir