quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O MEIO AMBIENTE TEM PRESSA

.
Os peixes da represa Bortolan estão morrendo por causa do esgoto clandestino. Esse é o resumo da longa explicação que o site da prefeitura traz hoje (link abaixo). O esgoto alimenta as plantas aquáticas, essas proliferam e matam os bichos por redução de oxigênio.
.
Da Secretaria de Planejamento vem o alerta: "Com as manobras para a retirada da vegetação, chuvas ou mudança de temperatura poderá haver mais peixes mortos na represa Bortolan”. Tomara que não.
.
Mas o bom dessa notícia é que as medidas de correção foram tomadas com urgência. Embora a notícia diga que "A DME Distribuição S.A (DMED) está finalizando o processo para contratação, em caráter emergencial, de empresa especializada para retirada da vegetação aquática dos pontos críticos da represa Bortolan", hoje de manhã os trabalhos já estavam sendo realizados, conforme testemunha a imagem acima: uma Kombi branca, particular, de Poços de Caldas, com uma equipe de quatro homens trajando uniformes grafados com a frase "A Serviço do DME", já estava no local, removendo manualmente as plantas aquáticas.
.
Link:
http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/74-meio-ambiente/1292-municipio-realiza-acoes-conjuntas-na-represa-bortolan
.

2 comentários:

  1. Poços tem pressa! Fica assim, a gente denuncia porque não existe outra alternativa e o prefeito disfarça. A cidade está sem projetos! Isso aí é outro crime, enquanto isto o diretor do DMAE prega esgoto tratado 100%... Não dá! Estamos distantes dos desafios que o mundo e as condições climáticas impõe. Parece que nossos vereadores, prefeito e secretários não conhecem a lei da previsibilidade. Já percebeu isto?

    ResponderExcluir
  2. Quando o dr Cicero era diretor no DME existia uma equipe que fazia essa limpeza no bortolan, mantendo o controle sobre elas, dessa forma mantia a bela e principalmente para não sujar a usinas. Agora desde que ele saiu ninguém mais fez essa limpeza chegando no nivel que está hj.

    ResponderExcluir