Diga a verdade: você já guiou um Fusca? Fez auto-escola num Fusca? Andou num Fusca táxi daqueles sem o banco dianteiro do passageiro, o popular "táxi-mirim"? No álbum de fotos dos seus pais ou avós aparece um Fusca? Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas, considere-se desde já um personagem da história: o Fusca tem um "Dia Mundial" só seu!
.
O Dia Mundial do Fusca existe por conta do empenho de Alexander Gromow, grande entusiasta e divulgador do modelo, autor do livro "Eu Amo Fusca", figura carimbada nos grandes eventos com seu veterano Fusca alemão 1955 carinhosamente apelidado de "Rosinha". Pessoa seríssima como todo alemão e apaixonado por Fusca como todo brasileiro, empenhou-se mundialmente neste objetivo. A data escolhida, não por acaso 22 de junho, marca em 1934 a assinatura do contrato que deu início ao desenvolvimento do Fusca por Ferdinand Porsche.
.
Em Poços de Caldas a data foi comemorada com uma exposição no bem arranjado show-room da 955 Veículos, que acabou se tornando um flash-back das antigas concessionárias VW, com a presença de vários modelos de Fusca e interessantes "derivados", como os esportivos Karmann-Ghia ou a rara Kombi "seis-portas", uma festa durante os dias 20, 21 e 22 de junho, encerrada com uma "Fusqueata" pela ruas de Poços de Caldas. A organização foi do Clube do Fusca de Poços de Caldas, que enviou as fotos acima (2 e 3).
.
P.S.: Conforme prometi, aí está a foto do Fusca recém-restaurado do meu amigo Bechelli. É um 1984 branco, motor 1600, herança do seu saudoso pai. O carro estava meio esquecido, mas insisti tanto que ele acabou restaurando o Fusca. Tenho certeza que o "seu" Bechelli está muito orgulhoso!
Rubens,
ResponderExcluiratrasado no comentario, mas parabens pela materia
Abs
Juliano dalla Rosa
Clube do Fusca de Pocos de Caldas - MG