Abordagem recorrente em campanha eleitoral é usar alguma estrela (sem trocadilhos com o símbolo do PT, por favor) como "padrinho de apoios incondicionais". Lula está em alta nas pesquisas de popularidade? Lula neles! Aécio está cotado? Aécio neles! Navarro vai bem? Navarro neles!
Nesta eleição não foi diferente. Mas afinal, quem apóia quem? Se Lula apóia Paulo Tadeu e Aécio apóia Paulinho Courominas, quem apóia o povo de Poços? Se Courominas for eleito, Lula vai nos esquecer? Se Paulo Tadeu for o eleito, Aécio vai nos abandonar?
E qual apoio vale mais: o do presidente ou o do governador? Ora, mas se Lula apóia o candidato do PT aqui em Poços, porque será que o governo federal apoiou obras como o Restaurante Popular ou a implantação do Samu? Simples, porque não existe mais esta história de situação e oposição. Pode notar: toda "plataforma" de campanha que se preze tem cinco pontos permanentes: saúde, segurança, habitação, trabalho e educação -não necessariamente nesta ordem. Qualquer candidato com um mínimo de inteligência vai se prender a estes pontos como base de um discurso "social", aquele que o povo quer e gosta de ouvir. Então Lula, Aécio, Navarro, Courominas ou Tadeu, são todos "socialistas"? Claro que são, ou será que alguém é louco de ir contra as necessidades sociais básicas?
Não se iluda com as fotos que mostram um candidato ao lado de um figurão. Eu, por exemplo, tenho foto com Nelson Piquet e nem por isso me considero amigo dele e muito menos ele se considera meu amigo.
Lula é o presidente de todos os brasileiros -gostem ou não, assim como Aécio é o governador de todos os mineiros- também gostando ou não. Como em 2010 teremos eleições presidenciais, todos querem estar "de bem" com o povo: Lula quer fazer seu sucessor, Aécio quer ser presidente, e nenhum dos dois deixará de investir NOSSO dinheiro em Poços de Caldas.
Falando em popularidade, a mesma pesquisa que deu 15% de vantagem a Courominas sobre Tadeu, divulgada pela EPTV em 17/9, fez uma avaliação, em Poços de Caldas, sobre a popularidade dos atuais ocupantes de cargos nos poderes executivos, que nos interessam diretamente. A pergunta foi sobre como os entrevistados classificam a administração de Navarro, Aécio e Lula. Veja só que interessante: se somarmos apenas as qualificações ótima e boa, já que quando se elege alguém é para ser ótimo ou bom, e nunca ruim, regular ou péssimo, Aécio tem 72% de aprovação, Lula tem 67% e Navarro tem 62%, ou seja, os três tem a aprovação de bem mais que a metade da população de Poços de Caldas. Impressionante.
Estes números causam em mim grande desconforto, pois passam a sensação de que em nossos ambientes geográficos (entenda-se a cidade de Poços, o estado de Minas e o País) tudo está uma maravilha: não precisamos mais sair de casa olhando para os lados com medo dos ladrões, não temos mais nenhum habitante morando em condição de favelado (duvida? Dê uma olhada ali perto da PUC, junto ao antigo leito da ferrovia), os hospitais públicos "beiram a perfeição" (esta frase não é minha, é do presidente), a Amazônia deixou de ser destruída, os motoristas ficaram educados e fumantes mal-educados não mais jogam cigarros no chão, as estradas de Minas foram todas recapeadas, todos brasileiros estão empregados e o analfabetismo no Brasil virou referência em livros de história.
Ou seja: vivemos na "ilha da fantasia". Em tese a população projetada pela amostra pesquisada acha que sim, vamos bem, obrigado. Será?
Como sempre tenho (modestamente) recomendado em meus posts, analise bem os candidatos em quem você pretende votar, pois o arrependimento pode durar pelo menos quatro anos. E o fato de ser amigo de um ou outro figurão não garante nada.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário