quinta-feira, 2 de outubro de 2008

TOMATES VOADORES

Final de campanha e os candidatos “botaram as manguinhas de fora”. Digo “os candidatos” porque são eles as vedetes, e respondem por todo o trabalho bom ou mau da campanha.

Ontem (1/10) o site de Paulinho Courominas colocou no ar -em destaque- a seguinte frase: “ATENÇÃO LISTA SUJA AMB”. Clicando no link (cor de tomate) aparece como “ficha suja” o candidato Paulo Tadeu, réu em duas ações por improbidade administrativa interpostas nas Varas Cíveis de Poços de Caldas. O que significa isto? Do ponto de vista eleitoral e político, absolutamente nada, por enquanto.

Vamos entender o assunto. Primeiro, o que é AMB? É a Associação Brasileira dos Magistrados, entidade que congrega mais de 13 mil juízes brasileiros, fundada em 1949. Em 2006, a AMB criou uma campanha denominada “Eleições Limpas” que, entre outros, divulga uma lista com os candidatos que sofrem ações na justiça. O assunto é muito polêmico, já que cria a possibilidade de “classificar” os candidatos entre bons -os que não estão sendo acionados na justiça- e maus –aqueles que respondem a algum processo na justiça.

A própria reprodução da “ficha” de Tadeu lançada no site da AMB merece leitura cuidadosa. Está escrito:

PAULO TADEU SILVA D´ARCÁDIA
Processos
Ação Civil Pública nº 051804069589-3 - 2ª vara cível de Poços de Caldas - improbidade administrativa OBS: A sentença foi julgada improcedente. O Ministério Público apelou ao Tribunal de Justiça e aguarda julgamento.
Ação Civil Pública nº 051804069590-1- 1ª vara cível de Poços de Caldas - improbidade administrativa.

Paulo Tadeu não foi condenado, ao contrário, foi absolvido (“inocentado”) no primeiro julgamento, cuja sentença (“resultado”) é agora objeto de recurso em instância superior (o TJMG – Tribunal de Justiça de MG), por parte do Ministério Público (“promotor de justiça”). No outro processo, de numeração seguida e provavelmente distribuído na mesma data, não há qualquer apontamento sobre a situação do candidato.

Resumindo: até que exista uma sentença definitiva da Justiça, Paulo Tadeu é um candidato com “bons antecedentes”. Pode ser que venha a ser condenado ou não. Nós é que não podemos julgá-lo.

Um comentário:

  1. É uma pena que o candidato tenha tomado esse rumo, acabou de mostrar seu lado "bom de coração"!
    Lamentável ataque.

    Beijos,
    Cathy

    ResponderExcluir