quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

MAIS PARA MENOS?

O Senado aprovou nesta madrugada uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumentaria o número de vereadores no País. Na contramão do mundo, numa só canetada seriam criados 7.343 “novos mandatos”. Mas a alegria durou pouco.

A discussão para aprovação da PEC foi realizada com as galerias do Plenário do Senado lotadas de suplentes de vereadores, que estavam em Brasília desde o início da semana para a votação, evidentemente à espera de conquistar a “boquinha” às custas do tesouro público -maneira de dizer “nosso dinheiro” -o meu, o seu, os impostos de todos.

Benefícios? Particularmente não vi nenhum, nem mesmo em nome da democracia ou da diversidade. Em Poços, teríamos mais sete novas cadeiras na Câmara, totalizando 19 vereadores, o que representaria, somente em salários, sem contar encargos e demais penduricalhos, R$ 51.200 a mais por mês ou R$ 614.630 por ano, valor que daria para construir algumas casas populares. Curiosamente não vi nenhuma manifestação popular em prol do aumento do número de vereadores. Ou alguém acha que com mais vereadores teremos um mundo melhor?

Quem estragou a festa? A própria Câmara dos Deputados avaliou que a proposta foi alterada substancialmente no Senado e que, portanto, deve retornar à Câmara para nova análise. Lembrei de um filme antigo, no qual o sujeito fazia os 13 pontos na loteria esportiva. Certo de ser o mais novo milionário, faz uma enorme festa, distribui presentes etc. No final, dividiu o prêmio com milhares de outros ganhadores. Nenhum deles ficou milionário... Agora, só em 2012.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário