quinta-feira, 16 de julho de 2009

É PROIBIDO FUMAR!

Outdoors instalados em Poços de Caldas chamam a atenção esta semana. Trata-se da campanha de divulgação do governo de São Paulo sobre a entrada em vigor da nova lei antifumo no estado vizinho. O espírito da lei é o seguinte:
.
"No dia 7 de agosto, o Estado de São Paulo dará um importante passo em defesa da saúde pública. Com a entrada em vigor da nova legislação antifumo, fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro. É principalmente a saúde do fumante passivo que a nova lei busca proteger.
.
O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Os fumantes não serão alvo da fiscalização.
.
Para evitar punições, os responsáveis pelos estabelecimentos devem adotar algumas medidas. Entre elas, a fixação de cartazes alertando sobre a proibição, e a retirada dos cinzeiros das mesas de bares e restaurantes como forma de desestimular que cigarros sejam acesos. Devem, também, orientar seus clientes sobre a nova lei e pedir para que não fumem. Caso alguém se recuse a apagar o cigarro, a presença da polícia poderá ser solicitada"
.
.
Ótimo exemplo esse que vem de São Paulo. Quem não fuma sabe a dificuldade que é tolerar o cigarro alheio, especialmente durante uma refeição ou em local fechado. Gostei muito da parte que diz que a presença da polícia poderá ser solicitada. Questão de saúde.
.
Para quem se interessar pelo assunto, incluindo aí nossos legisladores, o governo paulista criou um site só sobre o assunto: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/lei.php
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário