sexta-feira, 24 de julho de 2009

MÁS INFLUENZAS

Demorou mas chegou: Poços de Caldas confirmou ontem o primeiro caso de gripe Influenza A (gripe "suína") na cidade. Era esperado, por conta do trânsito de turistas, clima frio e outros fatores que contribuem. O caso informado é de um morador que teria contraído a doença por ocasião de uma viagem a Buenos Aires, Argentina e já está curado.
.
O que é assustador é a questão do prazo, já que demoramos quase 30 dias para saber do fato. Reportagem do Jornal de Poços de hoje (24/7) diz que "o paciente retornou ao Brasil no dia 21 de junho, começou a apresentar os sintomas no dia seguinte e procurou médico da rede particular". No dia 27 de junho foi feita a coleta do exame e o paciente foi acompanhado até 22 de julho, de acordo com a Vigilância Epidemiológica de Poços.
.
Nós, cidadãos, só ficamos sabendo quando? Exatamente ontem, um dia depois! Gostaria de entender a razão de tanta demora, e que não seja "excesso de pedidos de exames". O recém emposado secretário de saúde afirma, na mesma reportagem, que "o vírus não existe em Poços de Caldas, uma vez que foi 'importado' da Argentina". Porém, a secretaria aguarda o resultado de mais sete exames e há uma pessoa sendo monitorada, mais dois cujas amostras foram colhidas ontem.
.
Impossível não lembrar do caso da dengue ano passado, em que uma mulher ora tinha dengue, ora não tinha, depois tinha de novo, depois nunca teve. Até hoje pela manhã o site da prefeitura não traz qualquer informação oficial sobre o assunto.
.
Para saber mais sobre a doença, consulte o site do Ministério da Saúde pelo link:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário