domingo, 9 de agosto de 2009

SAÚDE! OBRIGADO!

Demorou, mas a prefeitura acordou de uma aparente letargia em relação ao avanço mundial (e local, claro) da Gripe Influenza ou Suína. Nem quero repercutir alguns comentários conspiracionistas -e não foram poucos- que trataram de dizer que a prefeitura "camuflou" a doença em Poços de Caldas, afirmando desde que "não queriam gerar pânico" até "estão escondendo o assunto para não espantar os turistas de julho". São boatos, e como tal devem ser tratados. De verdade, há o fato de que só soubemos oficialmente do primeiro caso confirmado da gripe quando a vítima já estava recuperada.
.
Pesa também que, desde abril, quando o assunto passou a ocupar a mídia mundial, o site da prefeitura tenha sido comedido na abordagem do tema, dando espaço a notícias importantíssimas como o "Campeonato de Truco" ou o já clássico "Prefeitura comemora Dia do Servidor Homem". Ao digitar no campo de pesquisas do site oficial o termo H1N1, somente duas notícias são indicadas: no dia 1o. de maio, denominada "Prefeitura toma precauções contra a gripe suína", um conteúdo bem leve, destacando-se citações como "ainda não há nenhum caso da doença confirmado no Brasil" ou "normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas" ou ainda "a contaminação entre pessoas não se dá tão fácil como acontece com a gripe comum".
.
A segunda notícia oficial sobre o tema -num dos mais importantes canais de comunicação da prefeitura com a população, a internet- foi publicada na sexta-feira (7/8), sob o título "Aulas na rede municipal voltam na próxima segunda-feira". No texto, há a seguinte fala do secretário municipal de saúde: "Hoje, a situação no Estado é controlada. Esta decisão (atrasar o início das aulas) foi tomada em virtude de estarmos conseguindo monitorar e controlar a situação em relação à gripe A no nosso estado. É uma situação que traz preocupação, porém sem alarde”. Ou seja, de acordo com a prefeitura, está tudo sob controle. Só para constar, a escola na qual minha filha estuda em São Paulo já prorrogou o início das aulas para o dia 17/8.
.
Como observei que muitas pessoas com quem conversei sequer sabiam que já havia ocorrido pelo menos um caso de contaminação, eu e minha família achamos que tínhamos que fazer alguma coisa, e a proposta foi produzirmos 500 xerox do folheto acima (original disponível no site do Ministério da Saúde) para distribuirmos a pessoas mais carentes de informação. Escolhemos o terminal de ônibus para nossa empreitada e, em pouco mais de uma hora, no sábado, entregamos todo o material, pedindo que as pessoas não apenas lessem com atenção, mas que levassem o folheto para seus bairros, amigos, parentes e vizinhos. Custo do "projeto": R$ 25 e uma hora de boa vontade da minha mulher e da minha filha.
.
Saímos do terminal com uma preocupação em mente: será que os ônibus passam por algum processo permanente de desinfecção, já que, além do elevado número de pessoas por viagem em um ambiente confinado, há também a questão do "manuseio" das barras de apoio no interior dos veículos. Outra coisa que nos impressionou foram duas crianças comendo hot-dog, sentadas no sujo passeio, bem na entrada da Casa Carneiro. Será que a mãe, que observava de perto as crianças com um cigarro à mão, recebe noções de higiene?
.
Por isso não consigo ter a tranquilidade que as autoridades apresentam. Claro, não espero ver ninguém demonstrando desespero, mas uma certa contundência no discurso faria bem: "olha, se você não se cuidar, não cuidar da higiene, você pode ser contaminado, e essa doença pode te matar".
.
O amigo leitor do Viva Poços! também pode ajudar -ainda que você se sinta como o passarinho da fábula do incêndio na floresta- fazendo uma ou algumas cópias desse folheto, oferecendo principalmente a quem não sabe o risco que está correndo com um possível -e fácil- contágio. Vamos lá: faz bem para a alma e pode evitar que você mesmo seja contaminado.
.
Clique na imagem para ampliá-la, depois salve-a no seu computador. Você pode imprimir um "original" e mandar fazer algumas xerox.
.

2 comentários:

  1. Ok. Vamos distribuir folhetos ...só para constar, eu ando de ônibus, mas não sou carente de informações e também gostaria que houvesse desinfetação a cada viagem !
    abs,
    Jéssica Balbino

    ResponderExcluir
  2. vou distribuir folhetos em meu bairro, com certeza. Tenho filhos pequenos e apreocupação é maior.
    mas o que preocupa mesmo é a falta de atitude da prefeitura em mascarar o problema e se fazer de bem estruturada, quando na verdade não estão conseguindo controlar a situação. deveriam se preocupar em divulgar a gripe como alguns lugares vem fazendo...para que as pessoas pudessem se atualizar e ver que devem sim se prevenir sem receio de exageros.
    karina

    ResponderExcluir